Luiz Ruffato lança seu novo livro em Cataguases

O VIGILANTE ONLINE | Cultura - 13/05/2019 - 08:11 | Atualizado: 13/05/2019 - 08:29

Noite de autógrafos de Verão Tardio acontece nesta segunda-feira, no Centro Cultural Humberto Mauro.


Luiz Ruffato, escritor cataguasense e um dos principais nomes da literatura nacional e com obras traduzidas em diversos países, volta à terra natal nesta segunda-feira, 13, para lançar sua mais nova obra: Verão Tardio, pela editora Companhia das Letras. O evento vai acontecer às 18 horas no Centro Cultural Humberto Mauro, com entrada franca. Este é o seu sexto romance e propõe uma reflexão sobre a sociedade brasileira, por meio de uma história de inadequação, do sentimento de eterno exílio, de não pertencimento à lugar nenhum.

A trama de O Verão Tardio é contada através da perspectiva de Oséias. Depois de mais de vinte anos e do abandono da mulher e filho, o protagonista decide regressar a sua cidade-natal, Cataguases. Durante seis dias, o leitor segue passo a passo suas andanças, visitas a familiares, encontros nostálgicos ao rever velhos personagens locais. Tudo isso a sombra do suicídio de uma das suas irmãs, Lígia. Além disso, Oséias é assolado por não reatar nenhuma amizade passada, em tentativas vãs de se comunicar com ex-companheiros.

Ruffato, com este livro, propõe uma reflexão sobre uma sociedade em que as classes sociais decidiram exterminar a possibilidade do diálogo. Visto a trajetória do Brasil, que parece estar próxima à ruína a cada entardecer, o sexto romance de Ruffato cria uma ficção sustentada pela realidade. Como afirma um de seus personagens, as classes se tornaram “planetas errantes” prontos para entrarem em rota de colisão e se destruírem. Ano passado, o escritor divulgou A Cidade Dorme, sua penúltima obra com vinte contos que, juntos, traçam um relato sobre a família e a memória.

Fonte: Marcelo Lopes, com informações e fotos do Site Epílogo



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS