Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Leopoldina

Assessoria | Cidade - 15/05/2019 - 09:36 | Atualizado: 15/05/2019 - 18:05


Com o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, o evento preparatório para as Conferências Estadual e Nacional aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade na quarta-feira, 8 de maio, reunindo 109 participantes dentre representantes do governo e da sociedade civil organizada.

Fizeram composição da mesa de abertura o Diretor da Gerencia Regional de Saúde de Leopoldina (GRS-Leopoldina) - Renan Guimarães de Oliveira, João Geraldo Nogueira - Presidente do Conselho Municipal do Idoso e a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas. 


Na abertura do evento, Renan Guimarães informou que o rápido processo de envelhecimento populacional representa hoje um dos principais desafios para o sistema de saúde brasileiro, apresentando a necessidade de se dar maior atenção a essa nova demanda que surge com esse cenário atual. 

As discussões foram organizadas em quatro eixos temáticos, definidos em instâncias nacionais, também foram adotados pelos municípios e estados, sendo eles:

1) Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas;
2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. 



A Secretária Municipal de Assistência Social mencionou que “a conferência representa um espaço de debate coletivo para que haja uma participação social mais representativa e efetiva das pessoas idosas, destacando que nesta V Conferência do Idoso foi possível contar com a participação efetiva dos idosos do município integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado nas três unidades de CRAS Bela Vista/ Quinta Residência e Alto do Cemitério) e os idosos que participam do Centro de Convivência da Terceira Idade, tendo os mesmos constituído a maioria dos participantes no evento. Ressaltou ainda que as deliberações foram de extrema importância para a eleição de prioridades políticas para os governos e para as organizações da sociedade civil que prestam atendimento ao idoso ".

Durante a conferência foram eleitos delegados para representar o Município na etapa Estadual, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto de 2019. A Conferência Nacional está prevista para acontecer no dia 15 de novembro de 2019.


Fonte: Prefeitura de Leopoldina - Iago G. Xavier




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS