CBA realiza simulado de evacuação nesta quarta-feira em Itamarati de Minas

O VIGILANTE ONLINE | Giro Vigilante - 03/06/2019 - 18:30 | Atualizado: 06/06/2019 - 09:57

Objetivo é exercitar o passo a passo do Plano de Emergência. Simulado terá início às 14h00.


Marcelo Lopes/Divulgação

A CBA realiza nesta quarta-feira, 5 de junho, em conjunto com os órgãos de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, o simulado de emergência de barragem em sua Unidade de Itamarati de Minas. O treinamento na chamada zona de autossalvamento (ZAS) da barragem é parte das ações de rotina previstas no PAEBM - Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração, em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens e em cumprimento à legislação (Portaria 70.389/17).

Os trabalhos para a realização dos simulados foram feitos em conjunto com as defesas civis municipais, prefeituras, Corpo de Bombeiros Militar, conforme as orientações da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais. Como exemplo, pode-se citar a preparação da comunidade, quando os brigadistas da CBA foram de porta em porta, orientando sobre os procedimentos em caso de emergência e informaram sobre os testes com as sirenes, com treinamentos teóricos e práticos.

O simulado, que tem como objetivo exercitar a evacuação das pessoas para eventuais situações de emergência, deve reunir cerca de 40 moradores da Zona de Autossalvamento, além da equipe da CBA, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, representantes dos poderes públicos e imprensa.

Em entrevista exclusiva concedida na tarde desta segunda-feira (3) ao Jornal O Vigilante Online e à Rádio Cidade Leopoldina, o Engenheiro de Minas e Gerente das Unidades da Zona da Mata da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Christian Fonseca de Andrade, acompanhado pelo Gerente Geral de Mineração e Refinaria da CBA, Ricardo Vinhal, que opera em Minas – na Zona da Mata e Sul de Minas, Goiás e em São Paulo, onde localiza-se a refinaria e a fábrica de alumínio da CBA, falou a respeito da visita da imprensa realizada nesta segunda à Unidade Itamarati de Minas da CBA. Nesta quarta (5) a entrevista será levada ao ar no Programa Cidade Notícias, com início às 12h00.

Os colaboradores da CBA: Caetano Vaz Lobo Barros, José Guilherme Araújo, Elson Cristiano, Daniele de Oliveira Pedrosa, Ricardo Muniz Freire Vinhal, Christian Fonseca de Andrade após entrevista concedida a Júlio Cesar do Jornal O Vigilante Online/Rádio Cidade Leopoldina FM 104,3.

Como funciona
O simulado em Itamarati de Minas terá início às 14h00 da quarta-feira, dia 5 de junho. Os moradores da Zona de Autossalvamento foram orientados para se dirigirem a pontos de encontro pré-definidos, tão logo ouçam o toque das sirenes. Todo o exercício é monitorado pelos especialistas cuja avaliação servirá para que o processo seja aprimorado continuamente.


Barragem
A barragem de Itamarati de Minas, construída em etapa única, iniciou sua operação em 1992, mas atualmente não recebe mais rejeitos, contudo mantém na integra todos os controles e manutenção da barragem.  A CBA prevê reutilizar os rejeitos depositados no reservatório a partir de 2020, com perspectiva de produção até 2030. O rejeito contido ali é composto de água, argila e areia. 

Gestão da segurança
A CBA reforça que possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla rotinas de monitoramentos, que são realizados diariamente, semanalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem.

Sobre a CBA
Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, transformamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados como chapas e bobinas. Tudo isso de um jeito bem sustentável. Somos autossuficientes na extração da bauxita, produzimos toda a energia que usamos e somos líderes na reciclagem industrial do setor. Isso tudo para conectar você ao mundo de oportunidades do alumínio. O alumínio está no transporte que te move, nas janelas de sua casa, na embalagem de alimentos e no seu celular. Parcerias duradouras que transformam matéria-prima em soluções para o dia a dia.

Para mais informações, acesse: www.cba.com.br
 

Fonte: Assessoria de Comunicação CBA




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS