Moradores participam do simulado de emergência de barragem em Itamarati de Minas

Por Júlio Cabral | Região - 05/06/2019 - 18:53 | Atualizado: 13/06/2019 - 22:21

Treinamento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro em caso de emergência. 



Confira no vídeo algumas cenas das atividades durante o simulado de evacuação de emergência realizado nesta quarta-feira.  
Confira no vídeo algumas cenas das atividades durante o simulado de evacuação de emergência realizado nesta quarta-feira. 

Um simulado de evacuação de emergência foi realizado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) nesta quarta-feira, 5 de junho, na barragem da Unidade de Itamarati de Minas. De acordo com a companhia, o treinamento na chamada zona de autossalvamento (ZAS) da barragem é parte das ações de rotina previstas no Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração, em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens e em cumprimento à legislação. 

Segundo a empresa, esta foi uma oportunidade para os moradores conhecerem, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro. A companhia informou ao jornal O VIGILANTE ONLINE que desde novembro de 2018, portanto há oito meses, brigadistas da CBA se reúnem com os moradores para mostrar os pontos de encontro, rotas de fuga e todo o preparo para o exercício e para um caso de emergência. 


O simulado de evacuação realizado nesta quarta-feira é uma importante etapa do Plano de Ações de Emergência. 


Segundo a CBA, foram registrados 38 moradores fixos na Zona de Autossalvamento (ZAS), além de uma população flutuante. A empresa instalou seis sirenes para notificação de emergência e foram definidos sete Pontos de Encontro para onde os moradores se deslocaram após o toque da sirene.


Ainda segundo a CBA, participaram do simulado mais de 60% dos moradores, número considerado positivo pelos especialistas, principalmente em se tratando de uma quarta-feira, no meio da semana.

Cerca de 50 profissionais da CBA atuaram juntamente com representantes da Defesa Civil dos municípios de Itamarati de Minas, Além Paraíba, Cataguases e Leopoldina. Participaram também do exercício o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Polícia Militar de Meio Ambiente.

O simulado também contou com as presenças do Prefeito de Itamarati de Minas Hamilton de Moura e do vice-presidente da Câmara de Leopoldina, vereador José Augusto Cabral, além do Engenheiro de Minas e Gerente das Unidades da Zona da Mata da CBA – Christian Fonseca de Andrade, o Gerente Geral de Mineração e Refinaria da CBA - Ricardo Vinhal, que opera em Minas – na Zona da Mata e Sul de Minas, Goiás e em São Paulo, dentre outros colaboradores da CBA. 




Antônio Dias - Chefe da Defesa Civil de Leopoldina (E), Vereador José Augusto Cabral (Vice-Presidente da Câmara de Leopoldina) e Tenente BM Guilherme Cantelle Lopes Paiva - Comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina. 


Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS