Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Emater e parceiros oferecem melhoramento genético em Mar de Espanha

Assessoria | Região - 26/06/2019 - 07:53 | Atualizado: 26/06/2019 - 12:30

Objetivo é aumentar a produtividade leiteira no município. Ação acontece com o apoio da prefeitura local, Sindicato Rural e Cooperativa de Produtores de Leite de Mar de Espanha.


Programa Curral Novo tem 561 animais inseminados e 60 produtores atendidos neste primeiro ano de atividade.

Programa Curral Novo tem 561 animais inseminados e 60 produtores atendidos neste primeiro ano de atividade.

A baixa produtividade na atividade leiteira, considerada a vocação econômica do meio rural no município de Mar de Espanha, na Zona da Mata mineira, conseguiu mobilizar a Emater-MG, a prefeitura local, o Sindicato Rural e a Cooperativa de Produtores de Leite de Mar de Espanha, na busca de uma solução. O primeiro passo foi a criação do Programa Curral Novo, com meta de melhorar a qualidade genética do rebanho, por meio da inseminação artificial e, assim, aumentar a produção de leite local. 

“No Programa Curral Novo todos têm responsabilidades. O trabalho deve ser realizado de forma coletiva e sincronizada”, explica o extensionista Weliton Coelho de Andrade. Segundo ele, cada um desempenha seu papel. A prefeitura, em convênio com o sindicato, dispõe de um veterinário. A cooperativa e o sindicato fornecem recursos financeiros e materiais, como os equipamentos necessários para a inseminação. Já a Emater-MG, vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), coordena as parcerias, faz a gestão do programa e acompanha as visitas do veterinário aos animais.


Continua depois da publicidade




Os produtores atendidos pelo programa, além de disponibilizarem seus animais, também são orientados sobre técnicas para a melhoria da alimentação, do manejo e da sanidade do rebanho. Em contrapartida, devem vacinar seus animais, de acordo com o calendário de vacinação; mantê-los bem alimentados e suplementados; participar das reuniões e palestras; e comunicar qualquer mudança de comportamento do animal que indique o cio.

O Programa Curral Novo tem trazido um impacto ambiental e social positivo para a região. Neste primeiro ano, completado em março, 561 animais foram inseminados e 60 produtores atendidos. As famílias também estão empenhadas na recuperação de pastagens e áreas degradadas e no uso de métodos alternativos de controle de parasitas de seus animais. A meta agora é alcançar todos os produtores envolvidos na atividade leiteira do município.

Reconhecimento

Em Mar de Espanha, os benefícios gerados pelas metas do Programa Curral Novo foram reconhecidos pelo Prêmio Destaque MelhorAção do ano passado. O trabalho conquistou o 1º lugar regional para o projeto do escritório da empresa no município, que pertence à área de abrangência da unidade regional da Emater-MG em Cataguases.

O MelhorAção é uma iniciativa da Emater-MG que destaca trabalhos e projetos de seus funcionários, que tenham obtido bons resultados na rotina da unidade de trabalho e do cliente da empresa. O objetivo geral é valorizar os profissionais da empresa, tendo em vista o bom resultado do trabalho realizado, individualmente ou em equipe, e motivá-los para uma constante melhoria dos processos, por meio da otimização, inovação e trabalho em equipe, nas unidades regionais e na sede da empresa.

Inseminação artificial no Sul de Minas

O Programa de Inseminação Artificial, desenvolvido pela Emater-MG, desde 2017, permite que agricultores familiares de 70 cidades do Sul de Minas melhorem a qualidade genética do rebanho com o uso da inseminação artificial utilizando sêmen de reprodutores de alto padrão.

Em 2018, foram adquiridos e distribuídos 98 botijões de sêmen, 34 motos para transporte dos inseminadores e 26 kits de inseminação. Os recursos aplicados no programa foram de aproximadamente R$ 630 mil garantidos pelo governo estadual e emenda parlamentar.
 

Fonte: Agência Minas




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS