Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Assistência Social de Leopoldina intensifica atendimento a moradores de rua no período do inverno

Assessoria | Leopoldina - 09/07/2019 - 17:39 | Atualizado: 10/07/2019 - 10:35

No período do inverno a preocupação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina aumenta devido às necessidades básicas humanas de abrigo e proteção das pessoas em situação de rua. De acordo com a prefeitura, muitas pessoas atualmente nesta situação vem fazendo uso abusivo de drogas e devido ao efeito daqueles entorpecentes não se preocupam com as baixas temperaturas.

As ações especializadas para atendimento das pessoas em Situação de Rua são ofertadas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), através do Serviço de abordagem social. Este trabalho é ofertado diretamente ao cidadão que se encontra em situação de rua, ou utilizando as ruas como moradia temporária, por vários motivos, através do contato direto com estas pessoas, apresentando a possibilidade da saída das ruas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza um veículo para facilitar a Abordagem por Técnico Especializado, todos os dias da semana nos turnos diurno e noturno. Esta intervenção acontece visando proporcionar encaminhamento individual para os demais serviços da Rede Sócio Assistencial, proporcionar o fortalecimento de vínculos familiares (retorno para convívio familiar e cidade de origem) e a construção de novos projetos de vida. Essa atuação em Rede Sócio Assistencial conta com parcerias importantes de Entidades Filantrópicas que oferecem alimentação, e condições para que essas pessoas possam realizar a higiene pessoal sendo elas o Centro Espírita Amor ao Próximo e Os Pequeninos de Jesus.


Continua depois da publicidade




Todas as atividades e serviços ofertados pela política municipal de assistência social às Pessoas em Situação de Rua é desenvolvido e apoiado em Legislação específica da Assistência Social e nos Códigos Civis, para dar eficácia aos Direitos Fundamentais respeitando o direito de escolha e decisão dos cidadãos

Abordagem
Neste período de inverno, foram intensificadas as Abordagens com a presença de mais Técnicos Especializados atuando nas ruas, visando ampliar a oferta em forma de abrigo e proteção que já existe na Casa do Cidadão, Abrigo Municipal para pessoas em Situação de Rua. O Abrigo Municipal está situado à Praça do Rosário nº 28, em frente à Praça do Rosário, em funcionamento 24 horas por dia. Neste local é garantido acolhida, Alimentação, Higiene Pessoal, Guarda de Pertences e Pernoite.

Com baixas temperaturas as pessoas em Situação de Rua ficam mais expostas e vulneráveis, e, conforme ressaltou aquela Secretaria, o que preocupa aos profissionais é o fato dessas pessoas estarem muitas vezes sob o efeito de drogas e álcool e não aderirem à oferta de abrigo. Qualquer cidadão pode oferecer este serviço às pessoas em situação de rua e encaminharem os mesmos à Casa do Cidadão. O que na maioria das vezes é mais importante do que dar “algum dinheiro”, ou “algum objeto”.
Leia também:
UEMG Leopoldina promove campanha do agasalho até o dia 12 de julho


Fonte: Prefeitura de Leopoldina




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS