Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Incêndios em vegetações disparam este ano em Minas devido ao tempo seco

O VIGILANTE ONLINE | Cidade - 17/07/2019 - 09:27 | Atualizado: 17/07/2019 - 16:25

Os focos de queimadas em Minas Gerais aumentaram 54% este ano na comparação com o ano passado. Entre o dia 1° de janeiro e 14 de julho os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) captaram 1.298 focos de incêndios no Estado, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 845. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, fatores como a baixa umidade do ar e a redução do volume de chuvas favorecem a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Na contagem da corporação, que contabilizou o número de ocorrências atendidas relacionadas a incêndios em vegetação, de janeiro a junho deste ano, foram 5.477 ocorrências, sendo que somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram 1.208. Já no mesmo período do ano passado, foram realizados 4.148 atendimentos nos Estados. 


Continua depois da publicidade



O Corpo de Bombeiros destaca que aproximadamente 99% das causas dos incêndios em vegetação são humanas. As ações, que podem ser imprudentes ou criminosas, vão de jogar uma guimba de cigarro próximo a rodovias a colocar fogo na vegetação de maneira proposital.

Reportagem do Jornal O VIGILANTE ONLINE registra chamas em mata às margens da BR-116 em Leopoldina


Militares combateram incêndio em vegetação próximo de residências no Pirineus


Dicas de segurança:

- Não solte balões ou fogos de artifício perto de matas ou áreas rurais;
- Não lance guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens de rodovias;
- Evite o acúmulo de lixo em lotes vagos;
- Ao realizar a capina de um lote vago, prefira ensacar os resíduos a realiza a queima destes;
- Denuncie quaisquer ações criminosas ou negligentes que possam culminar em um incêndio florestal, pelo número 181 (Disque Denúncia).

Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS