Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Curso de formação profissional na área de laticínios é realizado em Leopoldina pelo SENAR e Sindicato Rural 

Por José Augusto Cabral | Cidade - 05/08/2019 - 09:53 | Atualizado: 12/08/2019 - 00:25

Próximo curso, de 'Doma Racional', terá início em setembro. Inscrições abertas. 



Foi concluído em Leopoldina na última sexta-feira, 2 de agosto, o curso “Trabalhador Artesanal na Pasteurização do Leite e na Fabricação de Laticínios e Afins /Básico”, realizado pelo Sistema FAEMG através da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural do município.

Iniciado no dia 29, segunda-feira, o curso teve a duração de 40 horas e contou com a participação de 11 alunos. A laticinista e Instrutora do SENAR, Aline da Silva Machado Castro, explicou que o curso teve como público alvo o produtor rural e pessoas que estão querendo retornar para a área rural. 

Participaram do curso: André Ferreira de Souza, Aparecida do Carmo Pereira de Almeida, Djanir Baquero de Souza, Everton Arcanjo Oliveira, Fábia Costa Reis, Fábio Antônio de Oliveira Resende, José Maria Dutra, Karine de Castro Meirelles, Miriam Alvarez de Rezende Oliveira, Rogério Coutinho Dutra e Saulo Martins Lamoia. 


Continua depois da publicidade




“É um treinamento de qualificação profissional rural, cujo certificado é válido no mundo inteiro para trabalhar nessa atividade”, afirmou a Instrutora, esclarecendo que nesse curso os participantes só pagam o leite, mas levam os produtos produzidos. “Ensinamos a pasteurizar o leite, queijo minas frescal, do soro dele fizemos ricota, queijo Minas Padrão, queijo mussarela em várias modalidades, requeijão em barra, doce de leite, iogurte, enfim trabalhamos 7 produtos”, detalhou Aline Machado.

Natural de Juiz de Fora e moradora em Bicas, a laticinista Aline é Instrutora do SENAR há 26 anos. 

Conforme esclarece a Instrutora do SENAR, existem 2 tipos de cursos, o de Formação Profissional Rural (certificado reconhecido no mundo inteiro, que dá direito a trabalhar na modalidade), com mais de 380 tipos de cursos e os de Promoção Social (artesanato, saúde da mulher, por exemplo). “O produtor rural tem que aproveitar essa oportunidade e os certificados são valiosíssimos. Vale muito a pena”, declarou. 

A respeito do trabalho desenvolvido pelo SENAR ela compara ao trabalho de formiguinha. “Ele quer realmente atingir o produtor rural, ele quer levar a técnica ao produtor”, disse Aline, mencionando que o produtor rural tem ido atrás das técnicas. “O agronegócio está tendo uma visibilidade maior. A hora é essa, procurar o SEBRAE e fazer projetos. Indústria nenhuma consegue combater o produtor quando ele tem um leite de qualidade. Sabendo fazer, o queijo fica com mais qualidade ainda”, afirmou a laticinista.

Produtos feitos durante o curso.

O curso, que contou com a atuação do mobilizador do SENAR Fabiano Lopes Barbosa, em parceria com o Sindicato Rural de Leopoldina, teve o apoio dos produtores rurais Daniel Dias Guimarães e Marcelo Pinto Guimarães, proprietários do Sítio Retirinho (Agropecuária Orlando Guimarães), onde o curso foi realizado. 


“O Sindicato Rural tem essa parceria com o SENAR há vários anos”, frisa Fabiano, que agradeceu pela participação dos alunos em mais este curso. Os interessados em participar dos próximos cursos podem entrar em contato com Fabiano na sede do Sindicato Rural de Leopoldina, na Rua Presidente Carlos Luz, 363, esquina com Rua Ribeiro Junqueira. Segundo ele as inscrições já estão abertas para o próximo curso, de “Doma Racional”, que será realizado em setembro no Haras do Elizinho, em Vista Alegre. 

Contato: Sindicato Rural de Leopoldina
Telefone: (32) 3441-4217
Mobilizador: Fabiano Lopes Barbosa
Celular: (32) 99931-4242


Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS