Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

CBA investe em monitoramento ambiental em Miraí

Assessoria | Região - 19/08/2019 - 16:08 | Atualizado: 27/08/2019 - 09:38

Auditoria externa reconheceu a competência na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 em 25 ensaios de qualidade de água realizados na unidade.





Os testes de qualidade de água feitos no laboratório de monitoramento ambiental da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Miraí (MG), foram reconhecidos em conformidade com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Esse é o resultado de investimentos feitos no setor, que somam cerca de R$180 mil desde 2017, quando se iniciou a implantação do espaço. O reconhecimento atesta a confiabilidade de seus processos e o compromisso com a imparcialidade dos resultados.

A auditoria externa foi realizada pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG). “A certificação é mais uma conquista que reflete a atenção da CBA com o meio ambiente, a qualidade das águas da região e a melhoria continua do nosso Sistema de Gestão Ambiental”, comemora Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da empresa na Zona da Mata.

Continua depois da publicidade




Como resultado do processo, 25 ensaios foram reconhecidos. Entre eles estão os de turbidez, condutividade elétrica, sólidos totais, alumínio solúvel, cloro residual livre, fluoreto, pH, entre outros. Com a certificação, os laudos fornecidos pela empresa passam a ser tecnicamente válidos perante os órgãos públicos.

Os ensaios de água vêm sendo feitos em laboratórios externos, também reconhecidos pela norma, há duas décadas. Com a certificação do laboratório interno, as análises podem ser feitas com mais celeridade. “Tendo um laboratório dentro da Mineração, os ensaios ficam mais ágeis e com resultados mais rápidos. Nosso próximo passo será a certificação na mesma norma pelo INMETRO, buscando assim um reconhecimento de abrangência nacional, antecipando a tendência de alguns estados que exigem tal documento para validação das análises ambientais”, explica Rodrigo Domingos, supervisor de qualidade da CBA.

 “Paralelamente à implantação do Laboratório de Monitoramento Ambiental, estamos construindo o Plano Estratégico de Monitoramento Ambiental (PEMA) para darmos ainda mais velocidade, eficácia e transparência  ao programa de monitoramento ambiental  que será apresentado aos órgãos competentes, buscando dar ciência e validação quanto ao modelo adotado pela CBA para atendimento das condicionantes de monitoramento das águas superficiais”, explica Flavia Correia, técnica de meio ambiente da CBA.

Sobre a norma.


A ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 é uma norma exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração e traz um conjunto de ferramentas que visam o controle de qualidade de todos os processos. Ela tem o objetivo de manter um sistema que executa as atividades com precisão, gerando resultados de alta qualidade e confiabilidade. “A certificação promove a confiança na operação do laboratório, demonstrando sua competência em gerar resultados válidos”, explica Michelle Cançado, gerente de qualidade da Rede Metrológica de Minas Gerais, auditoria que outorga a ISO.

Os critérios de Reconhecimento de Competência abrangem três requisitos básicos: estruturais, recursos e sistema de gestão. Além disso, são observados os critérios de confidencialidade, imparcialidade e mentalidade de riscos. Em conjunto, as ferramentas abordadas pela norma  definem um sistema de gestão dinâmico, que visa a melhoria contínua dos processos.

Sobre a CBA

Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, transformamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados como chapas e bobinas. Somos autossuficientes na extração da bauxita, produzimos toda a energia que usamos e somos líderes na reciclagem industrial do setor. Isso tudo para conectar você ao mundo de oportunidades do alumínio.

O alumínio está no transporte que te move, nas janelas de sua casa, na embalagem de alimentos e no seu celular. Parcerias duradouras que transformam matéria-prima em soluções para o dia a dia. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br

Fonte: Ideia Comunicação | Adriana Borges - Marco Paulo Bahia - Vitor Maia




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS