Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Alunos da UEMG Leopoldina apresentam peça teatral de livro lançado no Brasil e Portugal

Por José Augusto Cabral | Cultura - 20/09/2019 - 20:57 | Atualizado: 05/10/2019 - 23:35

O Vigilante Online


Alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) Unidade Leopoldina, apresentaram na última quarta-feira, 18 de setembro, no projeto Intercult, em Leopoldina, a peça teatral inspirada no livro "A Gota e o Mar" do autor Wagner Dias. A apresentação foi composta por alunos do 2° período de Pedagogia daquela instituição.

A peça é uma adaptação do livro do escritor, pesquisador e professor Wagner Dias, doutorando em Didática pela Université Laval / Quebec – Canadá, doutor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Possui especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Unesa e graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). 

O livro, que conta com aquarelas do artista Magela Miranda, narra a amizade, os sonhos e as aventuras de dois personagens através da musicalidade do texto e de suas rimas e imagens deliciosas, torna-se possível um mergulho nos mais secretos sentimentos infantis! “A Gota e o Mar” é uma história que sai de um coração para corações e promete emocionar os leitores de todas as idades. O livro, que foi lançado no Brasil e em Portugal, promete possibilidades diversas de interpretações. O jogo de texto e imagens permite que o leitor construa sua própria linha de compreensão e se interrogue sobre os duplos sentidos e metáforas que podem ser desvendadas a cada página. 

Continua depois da publicidade




De acordo com a professora doutora Ana Laura Azevedo (foto abaixo), "Foi com grande carinho que selecionamos o livro de Wagner Dias e apreciamos a obra. Acreditamos que é tempo de 'acordar as histórias' e viver novas aventuras. Assim desperta 'A Gota e o Mar': uma inovadora narrativa em que o autor nos instiga a ter novas atitudes. Nesses tempos em que o hábito de olhar as imagens e conversas rápidas (superficiais) predominam, acende-se uma luz. Um porquinho simpático e aventureiro (Mar), com o focinho empinado nos convida a dar os primeiros passos e, em sua companhia, adentrar o universo da poesia, das cores, sabores e imaginação. De um encontro inusitado, ampara uma pombinha delicada e sonhadora (Gota) que se torna a sua companhia. Assim, nascem os sentimentos entre a Gota e o Mar que brindam o leitor com experiências significativas, regadas por afeto, que preenchem nossos vazios e registram nossas pegadas no mundo. A simplicidade e a beleza caminham juntas, encantam os dias e as noites que ficam mais alegres e iluminadas com o brilho das estrelas. Não há como não se emocionar diante das agruras da vida e passagem pela transformação da realidade em sonhos. Recomendadíssima a leitura e o trabalho com a obra", acrescenta. 


Durante a apresentação do teatro o autor do livro assistiu em tempo real a encenação da narrativa. Ele ficou surpreso e se sentiu emocionado ao ver sua obra ganhando vida. 

"Os estudantes entraram em cena com suas vidas, suas histórias, seus sonhos, com sua energia viva e pulsante, que foi capaz de interpelar o outro, de questionar, virar do avesso o instituído, refletir e abrir caminhos a partir de vivências que se constroem e inauguram novos rumos a serem buscados." finaliza a professora.




Leia também: Grupo da UEMG Leopoldina tem projeto aprovado em Congresso no Chile, mas falta apoio para viagem

Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS