Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Corpo de Bombeiros simula evacuação de emergência na Casa de Caridade Leopoldinense 

Por Júlio Cesar Martins | Leopoldina - 29/11/2019 - 13:28 | Atualizado: 06/12/2019 - 09:25

Exercício mobilizou cerca de 60 pessoas e visou ajudar na prevenção e combate a incêndios neste tipo de ambiente.





O Corpo de Bombeiros realizou na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, em Leopoldina, um exercício simulado de evacuação na Casa de Caridade Leopoldinense (CCL) em decorrência da Operação Rota de Emergência. Durante a simulação, que contou com a participação de 11 bombeiros militares de duas das quatro alas do 7º Pelotão BM de Leopoldina e cerca de 50 profissionais da CCL, como colaboradores da recepção, enfermagem, manutenção, higienização, além dos servidores que concluíram o curso de Brigadista daquela instituição. 


Todos os envolvidos e pacientes foram orientados a respeito da atividade, que teve início após o acionamento feito pelo comandante do Pelotão, Tenente Guilherme Cantelle, que esteve à frente do exercício. Conforme o militar, os exercícios simulados ajudam os envolvidos a se preparar para uma situação de sinistro através do aprendizado da autoproteção, da proteção alheia e divulgação da cultura de prevenção. É nesse contexto que a Operação Rota de Emergência, realizada em âmbito estadual pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) se insere.
 


Continua depois da publicidade




A ação faz parte de um esforço do Corpo de Bombeiros em ajudar na prevenção e combate a incêndios em ambiente hospitalar após recente caso registrado em um hospital no Rio de Janeiro, onde 11 pessoas morreram.

O militar também destacou que a Operação teve como finalidade disseminar a cultura de prevenção e autoproteção; testar o plano de intervenção de incêndio dos Hospitais Públicos, se houver; apoiar os Hospitais Públicos de referência que não possuem o plano de intervenção de incêndio na elaboração do mesmo; treinar o público interno da Unidade de Saúde e do CBMMG em situações de Incêndio e pânico, além de promover o tema Segurança Contra Incêndio e Pânico junto ao Sistema de Saúde do município.


Para a direção da Casa de Caridade Leopoldinense, "Incêndios e situações de emergência, surgem em qualquer momento e qualquer lugar. A prioridade nestes casos é estarmos preparados para combatê-los através de tomadas de decisões assertivas, objetivando evitar que haja vítimas e minimizar ao máximo os possíveis danos." Wolney Aguilar, administrador da Casa de Caridade Leopoldinense, agradeceu ao Comandante Cantelle pela realização do Exercício. Wolney esclareceu que a CCL tem 350 funcionários e durante a simulação havia aproximadamente 220 pessoas transitando pela Casa, uma área de 8.500 metros de área construída. 

Os participantes do exercício simulado de evacuação se reuniram ao final do exercício no pátio da Casa de Caridade Leopoldinense. 

Brigadistas da Casa de Caridade Leopoldinense. 

Equipe composta pelas maquiadoras e colaboradores que interpretaram pacientes. 

Colaboradoras da CCL que participaram da simulação de evacuação. 

Militares do 7º Pelotão BM de Leopoldina, sob o comando do Tenente Guilherme Cantelle. 

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Leopoldina. 

O exercício de simulação de evacuação teve início com o Comandante Tenente Cantelle acionando o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. 

A mobilização interna na Casa de Caridade foi deflagrada a partir do toque de uma sineta, alertando para a existência de alguma situação relacionada a incêndio. 

Corredores foram devidamente sinalizados por brigadistas que orientavam por onde todos deveriam deixar o recinto.

Confira mais imagens do exercício de emergência:
 

Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS