Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Programa de Educação Ambiental da PM forma jovens da Escola Estadual Justiniano Fonseca em Tebas

Por José Augusto Cabral | Edição: Júlio Cabral | Leopoldina - 29/11/2019 - 21:10 | Atualizado: 04/12/2019 - 16:21

Objetivo do PROGEA da Polícia Militar de Meio Ambiente é a construção de sociedades sustentáveis.




Para celebrar a formação dos jovens agentes do Programa de Educação Ambiental pela Polícia Militar de Minas Gerais (PROGEA) da Escola Estadual Justiniano Fonseca, em Tebas, distrito de Leopoldina, uma solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 27 de novembro, onde alunos daquela respeitada instituição de ensino foram certificados pela atuação e participação no programa. 


Continua depois da publicidade




A solenidade foi aberta pelo Sargento Frederico Chaves, da Polícia Militar de Meio Ambiente, que convidou para integrarem à mesa o Capitão PM Flávio Luiz de Campos, Comandante da 4ª Companhia da PM de Meio Ambiente em Juiz de Fora, Sub Tenente Fernando Fonseca, representando o Comandante da 37ª Cia PM de Leopoldina, Tenente Gilmar Seoldo, Sargento Maciel, Comandante do 4º Grupamento de Polícia de Meio Ambiente, Senhora Hortência Almada Fonseca, diretora da E.E. Justiniano Fonseca, Giuliano de Brito Neto, Inspetor Escolar, representando a Superintendente Regional de Ensino Ana Paula Ferreira de Moura Dias, o presidente da Câmara de Leopoldina Waldair Costa, Luiz Henrique Ferraz Miranda, chefe da Agência do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Leopoldina e Viviane Meirelles de Rezende, secretária executiva do Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA). Uma representação do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado interpretou o Hino Nacional e o Hino de Leopoldina.



Para a diretora Hortência Almada Fonseca (foto abaixo), o PROGEA é um importante Programa de Educação Ambiental, desempenhado pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, que veio somar com os objetivos da Escola Estadual Justiniano Fonseca. Através do Cabo Eduardo, nossos alunos tiveram a oportunidade de perceberem a importância do dever em preservar o meio ambiente. Dessa forma, conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, é garantir que no futuro se tornem pessoas responsáveis e conscientes.


A formatura dos estudantes do PROGEA representa o ápice de todo o trabalho realizado nos 12 encontros junto aos estudantes do 4º ano da escola. (segundo semestre de 2019)

Para o Cabo Eduardo (foto abaixo), o PROGEA representa um dos maiores programas de educação ambiental em Minas Gerais. Alicerçado no grande diferencial da metodologia da Educação para o Pensar, pela qual nós, mediadores - termo utilizado pelos militares para identificar os instrutores, não entregamos conceitos prontos para as crianças, mas sim construímos novos conceitos a partir da visão delas. 


De acordo com a Polícia Militar, o PROGEA objetiva estimular alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas a serem competentes e hábeis à adoção de comportamentos socioambientais, que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.

A semente está sendo lançada e certamente, num futuro próximo a sociedade colherá bons frutos. Este é um dos pensamentos que o PROGEA estampa em seus encontros. 



Confira mais imagens:

Fonte: Jornal O Vigilante Online, com fotos de José Augusto Cabral e Claudio Henrique Neves




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS