Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


UEMG oferece 40 vagas pelo Sisu para Leopoldina

O VIGILANTE ONLINE | Geral - 08/01/2020 - 17:24 | Atualizado: 08/01/2020 - 20:07

Candidato poderá se inscrever pelo Sisu e por sistema próprio da Universidade que usará notas do Enem de 2017 a 2019. 


Têm início no próximo dia 21 as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) para interessados em concorrer às vagas em universidades públicas de todo o país. A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma dessas instituições e oferece oportunidade de formação superior gratuita em 116 cursos, em 16 cidades mineiras. Ao todo, serão ofertadas 6.215 vagas para ingresso em 2020 das quais 40 são para Leopoldina.

Além de concorrer por meio do Sisu, o candidato poderá fazer a inscrição também pelo site da UEMG, utilizando as notas obtidas nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018 ou 2019. Para esse sistema, as inscrições terão início no mesmo dia (21/01) e se encerram em 31 de janeiro. 


Continua depois da publicidade




Os dois processos de inscrição são independentes, de forma que o candidato pode se inscrever em ambos simultaneamente, seja para aumentar a possibilidade de classificação ou escolher diferentes opções de cursos. Caso seja aprovado nas duas inscrições, terá que optar por uma das vagas. Já para aqueles que desejam concorrer por meio do programa de reserva de vagas da instituição (PROCAN), todas as modalidades estão disponíveis apenas por meio do Sisu.

Clique aqui para conferir as Unidades da UEMG e os Cursos ofertados.

Cotas

A UEMG reserva 50% de suas vagas de graduação para o Procan, programa de ações afirmativas que destina oportunidades para as seguintes categorias socioeconômicas:

Candidatos que, simultaneamente, cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo e que pertençam a um dos seguintes grupos:
Negros = 1.234 vagas (21%)
Quilombolas = 174 vagas (3%)
Indígenas = 174 vagas (3%)
Ciganos = 150 vagas (2%)


Demais candidatos que não se enquadram nos grupos anteriores, mas cursam ou são egressos de escola pública = 927 vagas (16%)
 
Pessoas com deficiência = 319 vagas (5%) 

Bônus de regionalidade

Candidatos que moram nas cidades onde a UEMG possui unidade acadêmica, ou nas cidades que estejam a até 150km de distância delas, podem fazer a adesão ao programa de bonificação regional. Ao escolher essa modalidade – também disponível apenas por meio do Sisu –, o candidato terá sua nota acrescida em 15%. O programa busca atender a demanda regional por qualificação da população onde a instituição se faz presente.

Fonte: Jornal O Vigilante Online, com informações da UEMG



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS