Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Esporte de Leopoldina leva Carta de Intenções à candidatos para eleições municipais

Por Orlando Macedo | Cidade - 09/01/2020 - 09:42 | Atualizado: 09/01/2020 - 13:52


Divulgação
O esporte é fundamental no desenvolvimento de pessoas, como etapa de educação e como instrumento de lazer para a sociedade. Tendo em vista estes princípios, os organizadores de diversos esportes de Leopoldina levam aos candidatos à prefeitura um documento que tem como intenção direcionar o poder público para uma parceria saudável e benéfica para a população.

Abaixo, o texto com cada item explicado.

Carta de Compromisso com o Esporte de Leopoldina

Eu, abaixo assinado, neste momento candidato a cargo público eletivo no município de Leopoldina, me comprometo a zelar pelo prática e desenvolvimento do esporte na região como instrumento de educação, lazer e cidadania. Este compromisso será balizado pelas seguintes condutas:

1)    O Fundo Municipal do Esporte deve ser utilizado em sua integralidade para a promoção do Esporte e Lazer em nossa cidade. Este item, inclusive, é parte da destinação vigente. O fundo é constituído pelo ICMS esportivo, que por sua vez é gerado pelas atividades esportivas realizadas na cidade.

2)    A Prefeitura deverá criar o Calendário de Esportes de maneira a direcionar recursos dentro de um planejamento prévio. Desta forma haverá transparência da distribuição do recurso público e equanimidade em relação a todas as propostas.


Continua depois da publicidade




3)    Deve haver atividade pública de lazer em pelo menos um fim de semana de cada mês, de maneira a diversificar a prática de esportes na cidade.
Esta prática já é adotada em diversos municípios. Esta rotatividade traz os olhos do poder público para cada espaço, otimizando a utilização e garantindo a manutenção adequada.

4)    Todo evento promovido pela Prefeitura deverá ter um responsável técnico formado em Educação Física com as devidas habilitações em dia.
Este item garante a segurança do município perante a legislação vigente e garante a segurança dos participantes, visto que as atividades propostas terão sempre a supervisão adequada. Este item deve ser incluso também na cessão de espaço público para a prática do esporte.

5)    As atividades voltadas a formação deverão considerar no momento da inscrição a regularidade de matrícula e a frequência escolar da criança. Estas atividades deverão ser adequadas a cada faixa etária conforme as boas práticas esportivas. Esporte é componente primordial da educação. A educação esportiva bem empregada leva a melhoria da qualidade do aprendizado. Baseado nesta premissa, este item garante que o esporte será para a formação do indivíduo.

6)    A Prefeitura deverá apoiar os grupos esportivos existentes através de suporte técnico, suporte a regularização e fornecimento de material esportivo adequado. Desta maneira é garantida a democratização. Há diversos projetos que carecem de estrutura, porém contam com voluntários bem intencionados que devem ser incentivados a dar continuidade a seus projetos, de maneira correta.

7)    Os espaços de prática esportiva da cidade deverão ser restaurados e mantidos, com a promoção de atividades regulares nestes espaços. A manutenção do espaço esportivo garante a segurança do praticante, bem como incentiva a busca de atividades.

8)    Todos os esportes deverão ser apoiados de maneira indistinta. As várias manifestações esportivas devem ser amparadas de maneira igual.

9)    Conforme calendário previamente aprovado, cada entidade deverá ter direito a, pelo menos, um transporte para eventos em outros municípios. Esta ação garante a integração com municípios vizinhos, minimizando o custo para que a participação do atleta não seja impedida devido a condição financeira. Garante a democracia do esporte.

10)    A Prefeitura deverá promover a formação e qualificação de árbitros das diferentes modalidades. Desta forma o esporte é praticado na sua forma mais correta. A interação com o árbitro faz parte do desenvolvimento da educação como um todo, e em especial na faixa de formação.

Assumindo então publicamente frente as lideranças esportivas da cidade o compromisso



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS