Rio de Janeiro, um espelho perigoso

04/02/2018 - 17:55:36

Na última semana tive a oportunidade de voltar ao Rio de Janeiro para uma visita familiar. Talvez o tempo que passei afastado tenha mudado um pouco a ótica da experiência, mas tudo o que o povo do Rio vem passando é reflexo de anos de aculturação do errado.

Começando pela política. Todo o Brasil é bastante desleixado ao votar, por experiência própria posso dizer que menos um pouco na região Sul. Mas o carioca exacerbou o direito de fazer comédia com o voto. O carioca que elegeu um macaco, um rinoceronte, um cantor em final e um cacique ainda se surpreende pela última eleição ter chegado ao seu final com dois candidatos sem a necessária competência e bagagem para administrar a cidade.

E essa cultura se espalha e corrompe toda população. Pois aqueles que trafegam pelo acostamento são também culpados pela desmoralização da ordem pública. Sim, em outros estados também achamos alguns assim, mas a própria atitude dos outros motoristas condenando não é mais vista no Rio. Sinal de trânsito? Em um fim de semana contamos 12 avanços de sinal.

E estacionar na praia? Já me afastei do carro, sabendo que teria problemas, mas não adiantou. Quando separei o valor correto, ele foi até a placa do carro, viu que era de fora, abriu um sorriso e disse: “Aqui no Rio tem que dar uma ajuda extra ao amigo!”.

E, para não haver polarização entre ricos e pobres na falência econômica e moral da cidade, no condomínio onde mora o Prefeito da cidade os carros mais abastados não obedecem sequer as regras do próprio condomínio, valendo o poder econômico para justificar infrações de trânsito e assédio moral.

Certamente voltarei mais algumas vezes ao Rio por necessidades familiares, mas não sei até quando terei coragem ou estômago. Gostaria de dizer que depois de tudo que o Rio passou, vai haver mudanças. Mas voltei sem esperança. A culpa não é dos políticos. É dos cariocas. E o Brasil vai no mesmo caminho.

Autor: Orlando Macedo


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2017 | Todos os direitos reservados
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS