Campanha para reduzir acidentes de trânsito tem início em Leopoldina

Blitz Educativa marcou o início das atividades do Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito. 

Cidade - 26/04/2018 - 15:45:47 | Atualizado: 26/04/2018 - 16:06:08

 Blitz Educativa foi realizada no Centro de Leopoldina nesta quinta-feira.

Blitz Educativa foi realizada no Centro de Leopoldina nesta quinta-feira.

Uma Blitz Educativa foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), no centro da cidade, como estratégia adotada pelo Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito, constituído em Leopoldina no dia 10 de abril, para planejar e executar ações educativas e preventivas de acidentes. 

Véspera de feriado municipal, a escolha desta quinta-feira para realização da Blitz Educativa foi motivada pela data anteceder o inicio do feriado prolongado (feriado de 27 de abril em comemoração aos 164 anos de emancipação político-administrativa de Leopoldina, somado ao feriado nacional do dia 1º de maio, Dia do Trabalho), quando mais pessoas viajam, aumentando os riscos de acidentes. 

Iniciada às 08h00 na ligação entre a Praça General Osório e esquina do Calçadão da Rua José Silva, a Blitz Educativa reuniu representantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e Gerência Regional de Saúde, Prefeitura Municipal de Leopoldina (PML), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, alunos e professores das escolas das redes públicas estadual e municipal, além das autoescolas do município. 



Quando o sinal vermelho do semáforo parava o trânsito no local, alunos estendiam faixas educativas e cartazes na faixa de pedestres, enquanto outros grupos de estudantes conversavam com os condutores de veículos, distribuindo panfletos e fazendo recomendações para um trânsito mais seguro. 

O presidente do Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito, Professor Sidilúcio Ribeiro Senra (foto abaixo), esclareceu que a Blitz Educativa é o primeiro movimento público do Comando, além das reportagens que saíram na imprensa sobre as reuniões. “Estamos com a campanha na rua, organizando o Seminário Regional Maio Amarelo – “Atenção pela Vida: Nós somos o trânsito”, que vai acontecer no dia 15 de maio, além das palestras que estão acontecendo nas escolas. Este trabalho é uma parceria entre a SRE, GRS, PML, PM, Corpo de Bombeiros, as Autoescolas abraçaram conosco este projeto, no sentido de fazer uma campanha para reduzir o número de acidentes e consequentemente diminuir as perdas humanas, as sequelas, os recursos públicos que são gastos nestes acidentes. Enfim, é uma ação que precisa ser feita e abraçada por toda a sociedade civil, porque não é possível a gente conviver com números tão alarmantes e absurdos relacionados aos acidentes de trânsito”, declarou. 

Sidilúcio detalhou que palestras já estão acontecendo nas escolas, e contou que para a palestra que será realizada no dia 15 de maio no auditório do CEFET, serão convidadas todas as forças vivas do município para que os números dos acidentes de trânsito e suas conseqüências sejam apresentados, dando continuidade ao trabalho de sensibilização que o Comando está desenvolvendo.  

Na opinião de Sidilúcio Ribeiro Senra, o movimento foi positivo. “A sociedade precisa se conscientizar e o trabalho que estamos fazendo pode parecer pequeno, mas traz resultados. É preciso, realmente, fazer um trabalho educativo para que as pessoas possam fazer do seu veículo um meio de transporte seguro", concluiu. 

Em convite encaminhado à imprensa, o presidente do Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito afirma: “Temos plena consciência da importância dos meios de comunicação, pois, os mesmos conseguem atingir um público muito grande e de várias faixas etárias. Sabemos que nas residências e mesmo no comércio tem sempre um rádio ligado levando informações e prestação de serviços de nossa cidade e região, onde os ouvintes ligam estabelecendo uma grande rede de comunicação. Os jornais locais, seja físico ou online, são lidos por uma gama enorme de pessoas e, graças à tecnologia, através das pesquisas e comentários que os leitores fazem, permitem que os mesmos se sintam coparticipantes da disseminação de informações e prestação de serviços;”

Sidilúcio Ribeiro Senra prossegue: “Para demonstrar nosso respeito e admiração pelo trabalho dos profissionais dos meios de comunicação de nossa cidade, queremos convidá-lo para participar do Seminário Regional Maio Amarelo – “Atenção pela Vida: Nós somos o trânsito” compondo a Mesa 4, com o tema “Comunicação como estratégia e Prevenção dos acidentes de trânsito”. Temos a certeza de que sua contribuição abrilhantará nosso seminário.”

O Vigilante agradece publicamente o gesto do Comando em convidar o Jornal para participar de tão importante Seminário, e confirma sua presença.

Fonte: O VIGILANTE ONLINE


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2017 | Todos os direitos reservados
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS