Leopoldina sedia Seminário Regional Maio Amarelo 'Atenção pela Vida: Nós somos o trânsito'

Cidade - 16/05/2018 - 07:44:14 | Atualizado: 22/05/2018 - 16:11:35

O Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito de Leopoldina realizou nesta terça-feira (15) no auditório do CEFET, o Seminário Regional Maio Amarelo “Atenção pela Vida: Nós somos o trânsito”. O mês de maio foi instituído pelas organizações - Road Safety 10 Coutntries, The World Bank, Organização Mundial da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - para, mundialmente, ser o mês em que ações serão desenvolvidas de maneira mais sistemática, sobre a saúde no trânsito e, consequentemente, sobre a prevenção de acidentes, recebendo o título de “Maio Amarelo”. 

Representantes da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina e Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SREs), Gerência Regional de Saúde (GRS), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Auto-Escolas, Imprensa, Escolas Públicas e Particulares através de seus professores e alunos, dentre outros, participaram do Seminário, que teve início às 08h00 com a assinatura da lista de presença e logo em seguida com a composição da mesa de honra para a abertura oficial.

No decorrer da manhã e tarde a programação reuniu segmentos da sociedade local através da utilização de Mesas Temáticas, com os temas "Saúde no Trânsito e seus impactos no sistema público de saúde", "Educação no Trânsito para todos", "Segurança nas vias de trânsito e prevenção de acidentes", "A formação dos novos condutores para um trânsito seguro" e "Comunicação como estratégia de Prevenção dos acidentes de trânsito". Após o desenvolvimento de cada temática o público teve a oportunidade de esclarecer dúvidas através de perguntas aos expositores convidados. 

Constituído no município de Leopoldina no último dia 10 de abril, o Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito é formado por várias instituições da cidade - GRS - Leopoldina, SMS - Leopoldina, SRE - Leopoldina, SME - Leopoldina, Corpo de Bombeiros e Auto-Escolas - que se juntaram em prol de uma causa de extrema importância: a “Saúde no Trânsito”, com o objetivo de desenvolver diversas ações de conscientização dos alunos e comunidade em geral que, enquanto pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas, podem prevenir acidentes através de suas escolhas. 

A primeira atividade promovida pelo Comando ocorreu no dia 26 de abril, véspera do aniversário de Leopoldina e próximo ao feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), através de uma Blitz Educativa na Praça General Osório, considerando que neste período, um feriado prolongado, o número de acidentes aumenta.  

De acordo com a avaliação dos organizadores do Seminário o resultado superou as expectativas. O Presidente do Comando Educativo Intersetorial de Segurança no Trânsito de Leopoldina e Diretor da SRE, Professor Sidilúcio Ribeiro Senra, enfatizou a importância da discussão sobre o papel de cada instituição diante da temática "Trânsito", pois, segundo afirmou, é grande o número de pessoas que se acidentam, morrem ou ficam com algum tipo de sequela para o resto da vida, vítimas de acidentes de trânsito.

Fonte: O VIGILANTE ONLINE


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2017 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS