Solenidade marca a inauguração oficial da 82ª Expoleo

Desde o início da manhã já era intenso o movimento do público que chegava ao Parque de Exposições. 

Leopoldina - 08/07/2018 - 14:30:14 | Atualizado: 09/07/2018 - 11:21:02



Foi inaugurada na manhã deste domingo (8) a 82ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina (EXPOLEO 2018), a maior e mais importante Exposição da Zona da Mata de Minas Gerais. 

A solenidade foi realizada às 11h00 no interior do Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, onde uma grande tenda foi montada na entrada de um dos pavilhões da festa para receber as quase duzentas pessoas que prestigiaram a inauguração, dentre elas pecuaristas, empresários, autoridades locais e visitantes, além da diretoria da Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais de Responsabilidade Ltda (Coopleste). 

O Padre Valtenir de Lima e Silva, da Paróquia de São José, abençoou o evento e seus participantes. 

Bernardo, filho do casal Pedro Augusto e Márcia Junqueira, fez a leitura de uma oração, atendendo pedido de sua mãe. 

Pronunciamentos

Durante a solenidade foram convidados ao microfone para seus pronunciamentos, o Prefeito de Leopoldina, Dr. José Roberto de Oliveira, e o Presidente da Coopleste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz. Em seguida, as autoridades participaram do desenlace da fita inaugural, juntamente com a diretoria da Coopleste e personalidades presentes. 

Discurso do Prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira. 

Pedro Augusto, Presidente da Coopleste, discursa na solenidade de abertura da 82ª Expoleo. 

Comenda do Mérito Rural

Na cerimônia o pecuarista e empresário Marcelo Baptista de Oliveira foi agraciado com a Comenda do Mérito Rural. Após receber a honraria das mãos do Presidente da Coopleste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, Marcelo Baptista fez um breve discurso em agradecimento à Coopleste pela homenagem. 


A Comenda do Mérito Rural é uma honraria prestada a uma personalidade que tenha contribuído e trabalhado incessantemente para o setor agropecuário de Minas Gerais. Na primeira edição da Comenda foi agraciado, in memoriam, o agropecuarista Rubens Peres, da Fazenda Brasília. Também foram homenageados com a Comenda do Mérito Rural o pecuarista Evandro do Carmo Guimarães, das Fazendas do BASA, e o diretor da Embrapa Gado de Leite, Dr. Paulo do Carmo Martins. 

O homenageado com a Comenda do Mérito Rural, Marcelo Baptista de Oliveira, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Juiz de Fora. Sua paixão pelo Mangalarga Marchador o levou, em 1979, a fundar a Agro Maripá. Seu plantel reflete esse sentimento. Criador de uma genética única, unido docilidade, beleza racial, estrutura e conforto para longas cavalgadas, Marcelo acompanha de perto cada um de seus animais. Atualmente, além do Mangalarga Marchador, a Agro Maripá possui um plantel de mais de 20 mil cabeças de gado das raças Nelore e Gir, esse com material genético importado da Índia, além de caprinos da raça Saanen, distribuídos entre suas fazendas em Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. Devido ao empenho no aprimoramento genético de seus rebanhos, os animais de Marcelo figuram constantemente entre rankings de avaliação genética e competições nacionais. Tais resultados só são possíveis, através de muita dedicação, como no desenvolvimento do TEPAGRO, único teste de progênie conduzido por uma instituição privada chancelado pelo MAPA, programa idealizado por Marcelo. 


Incentivador da propagação internacional da raça, representou o Brasil nas duas últimas edições da maior feira eqüestre do mundo, a Equitana, na Alemanha. Promoveu também, junto à ABCCMM, a maior cavalgada do mundo de cavalos de uma única raça, reforçando a importância do Mangalarga na história do nosso país. Além disso, Marcelo é um grande líder, sempre buscando novos conhecimentos para si e sua equipe. Em Juara/MT, por exemplo, seus funcionários contam com uma escola de Ensino Fundamental para seus filhos, na própria unidade. 

Hasteamento das Bandeiras

A solenidade foi encerrada com o tradicional ato de hasteamento das Bandeiras, ao som do hino nacional brasileiro, interpretado pelo pianista Adriano Tavares, o saxofonista Bruno Esteves, sob a coordenação de Gisela Ladeira, todos do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado. A bandeira do Município foi hasteada pelo Prefeito José Roberto, a de Minas Gerais pelo Presidente da Coopleste Pedro Augusto e a bandeira do Brasil pelo homenageado Marcelo Baptista de Oliveira.  


Até o próximo domingo, 15 de julho, a 82ª Expoleo será a grande vitrine do agronegócio de Leopoldina, da região da Zona da Mata, do Estado de Minas Gerais e do Brasil. 

Registro de Presenças

A inauguração da 82ª Expoleo contou com as presenças dos diretores da Coopleste, Ricardo Reis Junqueira, Bruce Junqueira de Moraes, José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz, José Hélio Bonin, Edmilson Balduíno de Macedo, Márcio Luiz Rodrigues Lopes, Jaci Honório Vieira Toledo, Marcelo José Freire J. Vilella, Fernando Reis Ferraz, Vinícius de Souza Lima França; do Presidente da Câmara Municipal, Pastor Darci Portela; dos vereadores José Augusto Cabral, Jacques Villela, Waldair Costa, Tião das Três Cruzes, Flávio Lima Neto, Rogério Campos Machado; ex-prefeito de Leopoldina - Bené Guedes, Maria Célia Gama Peres - ex-prefeita de São Pedro dos Ferros; ex-presidentes da Câmara de Vereadores – Darci Resende e Francisco Mendonça Gama, ex-vice-prefeito Dr. Guilherme Junqueira Reis, ex-presidentes da Coopleste: Ronaldo Junqueira Ferraz, Marcos Almeida Junqueira Reis e Cláudio Moura; Secretário Municipal de Agricultura Alfredo Mendes do Vale, Secretária Municipal de Educação Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, Secretário de Desenvolvimento Econômico Valter Matos; Salviano Junqueira Ferraz Júnior – Presidente do Sindicato Rural de Leopoldina e Vice-presidente da FAEMG; Cimar Onofre Barbosa – Emater; Jairo Seoldo – Presidente da ACIL; Odésio Evangelista da Silva – Diretor do Sindicato Rural de Leopoldina; José do Carmo Fófano Vieira - Presidente da APAE; Paulo Cruz Martins Junqueira – Presidente do Núcleo Girolando sem Fronteiras; ex-Secretário de Estado da Agricultura – João Cruz; Djanir Baquero; Gilberto Amaral – Presidente do Conselho Rural; Pacheco – IMA; Sr. Adalberto de Souza Lima - Presidente do Sicoob Credimata e seu vice, Carlos Eduardo Almeida Junqueira,  Marina Ferreira Rodrigues – Miss Expoleo 2015, Lívia Bonin – Miss Expoleo 2017, além de ex-vereadores, empresários, expositores, representantes da imprensa local, dentre outros.

1º Desfile de Carros de Boi percorre ruas centrais da cidade e emociona na chegada ao Parque de Exposições

O 1º Desfile de Carros de Boi promovido pela Coopleste foi marcado pela emoção ao longo do percurso pelas ruas centrais da cidade e na chegada ao Parque de Exposições, por volta das 10h00. 


Dezenove carros de boi participaram da desfile, com representações das comunidades rurais de Boa Esperança (Tapiruçu), Boa Vista, São Sebastião, Barbosa, Macuco e Morro Alto (Palmeiras), Santa Luzia, Retiro (Serra dos Barbosa), Esperança (Conceição da Boa Vista), Santo Antônio (Recreio), Fazenda Cachoeira (Aracati – Cataguases) e Feijão Cru (Leopoldina). 

O cortejo foi abençoado pelo Vigário Eireles Camilo Resende de Paiva, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Juiz de Fora, que subiu ao palco alternativo montado na entrada do recinto da Exposição, de onde saudou os participantes do desfile, proferindo uma oração. Os diretores da Coopleste e convidados entregaram placas comemorativas aos carreiros e candeeiros. 

Além de valorizar as tradições de Minas Gerais e da nossa região, o desfile de carros de boi é uma homenagem da diretoria da Coopleste, sob a presidência do pecuarista Pedro Augusto Junqueira Ferraz, aos valorosos produtores rurais, que lutam para manter viva essa bonita tradição.
 

Visite a galeria de imagens do evento:

Fonte: O VIGILANTE ONLINE


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2017 | Todos os direitos reservados
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS