Juizado de Leopoldina realiza Semana de Recuperação de Créditos

Assessoria | Cidade - 12/09/2018 - 11:53 | Atualizado: 13/09/2018 - 13:59

Iniciativa atingiu um índice de 80% de acordo nas 212 audiências realizadas.


Durante a semana de recuperação de créditos, o Juizado Especial de Leopoldina realizou 170 acordos - Foto: TJMG/Divulgação

Durante a semana de recuperação de créditos, o Juizado Especial de Leopoldina realizou 170 acordos - Foto: TJMG/Divulgação

Com finalidade de dar oportunidade de resgate de crédito ao comércio local, bem como possibilitar que os cidadãos regularizem seus nomes junto aos órgãos de proteção ao crédito, o Juizado Especial de Leopoldina realizou a 1ª Semana de Recuperação de Créditos e Regularização Creditícia. A busca pelos acordos foi tão grande que o trabalho teve que ser estendido, tendo acontecido entre os dias 20 de agosto e 4 de setembro. 

Nesse período, o índice de conciliação chegou a 80%, com 170 acordos obtidos em 212 audiências realizadas. Além disso, outros 270 processos foram solucionados sem a necessidade da presença dos envolvidos no conflito. 

De acordo com o juiz Gustavo Vargas de Mendonça (foto), o sucesso da ação se deveu ao envolvimento de toda a equipe do juizado. “A procura foi enorme, foram quase 600 demandas que chegaram ao juizado”, observa o magistrado, para quem “o sucesso da ação se deveu ao esforço e envolvimento de toda a equipe – escrivão, servidores e estagiários -, que cumpriram os expedientes em tempo hábil”. 

As principais demandas da Semana de Recuperação foram relativas a dívidas de consumidores que, diante da crise econômica, não conseguiam quitar suas obrigações. Na conciliação, eles obtiveram redução drástica dos juros e multas, além de conseguirem parcelamento dos débitos. Com as renegociações, foram excluídas as negativações nos órgãos restritivos de crédito e as pessoas retomaram seu poder de compra. 

A iniciativa do juiz surgiu depois do pedido de advogados de pequenas empresas e de comerciantes que destacaram o potencial de acordos do juizado da comarca, observado durante a Semana Nacional de Conciliação de 2017, que também alcançou marcas relevantes. 

Fonte: TJMG


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2018 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS