CEFET-MG Leopoldina realiza 28ª edição da META e Mostra de Cursos

Por José Augusto Cabral | Cidade - 13/09/2018 - 13:30 | Atualizado: 14/09/2018 - 21:52

No sábado, 15 de setembro, a partir das 08h00 acontecerá a extensão da Mostra de Cursos na Praça Félix Martins.


  CEFET Leopoldina recebeu visitantes para a 28ª META e Mostra de Cursos 2018.

CEFET Leopoldina recebeu visitantes para a 28ª META e Mostra de Cursos 2018.

No período de 10 a 12 de setembro o CEFET-MG Unidade Leopoldina realizou em seu Campus a 28ª edição da Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e a Mostra de Cursos 2018. Durante o evento, que acontece em todos os Campus do CEFET-MG, os visitantes conheceram os cursos da Instituição, além das formas de ingresso, as possibilidades formativas e a infraestrutura do CEFET-MG. Composta por Guilherme Nogueira Tavares, Simara Gonçalves dos Santos Andrade, Jerônimo Costa Penha, Tamyris Ferreira da Silva Bianchi Grilo e Michele Ribeiro Fidelis, a Comissão local da 28ª META e a 14ª Semana C&T (Ciência e Tecnologia) é presidida pelo Professor Ulisses dos Santos Borges. 

De acordo com o Prof. Ulisses (foto), a META, desde sua concepção em 1978, se propõe a divulgar as pesquisas desenvolvidas por professores e alunos dos cursos técnicos e de graduação, à comunidade e visitantes de outras instituições educacionais e/ou empresariais. Como um espaço para desenvolver metodologia de projetos, a Mostra oferece aos professores e alunos oportunidade para diversificar as atividades de aprendizagem, com ações de caráter prático e aplicado.

Nessa perspectiva, a META tem como objetivos promover o intercâmbio técnico, científico e cultural entre alunos, professores e funcionários do CEFET-MG; incentivar os professores, funcionários e educadores ao desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e tecnológica relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão do CEFET-MG; Sensibilizar os educandos para uma visão crítica das relações entre as produções científicas e tecnológicas e dos problemas sociopolíticos e culturais; propiciar aos educandos o desenvolvimento de habilidades para realização de projetos e equacionamento de problemas científicos e tecnológicos; Difundir os cursos, as áreas de atuação e as atividades do CEFET-MG; Promover relações de intercâmbio entre o CEFET-MG, empresas, outras escolas e a comunidade em geral; Fomentar a participação de alunos nos diversos laboratórios do CEFET-MG; Incentivar a exposição de trabalhos na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e outras feiras científicas e tecnológicas.

Neste sábado, 15 de setembro, acontecerá na Praça Félix Martins a Mostra de Cursos do CEFET-MG, Campus Leopoldina. “A ideia é interagir com a comunidade externa, apresentando os cursos, projetos, núcleos, etc.”, explicou o Diretor Adjunto da Unidade de Leopoldina do CEFET-MG (DLPD), Prof. Dr. José Geraldo Ribeiro Júnior. Serão pelo menos 8 barracas com materiais e apresentação de alguns projetos. “Teremos ainda um espaço para apresentações, com estudantes e professores cantando e tocando”, acrescentou o Diretor Adjunto, convidando a todos para participarem da programação, que vai de 08h00 às 11h00. De 11h00 às 12h00 serão divulgados os 3 primeiros colocados de cada categoria da META, com a entrega de um certificado. A premiação acontecerá em outubro, provavelmente na Semana C&T.

O Prof. Dr. José Geraldo Ribeiro Júnior ressaltou o empenho e a dedicação de todos os membros da Comissão, servidores, equipe Conservo e alunos, frisando que a META é uma oportunidade única da escola apresentar para a sociedade o que é feito em termos de pesquisa aplicada. “Temos trabalhos que são para clientes específicos, como a Epamig. São produtos que serão aplicados em empresas e têm outros que são simplesmente para temas de pesquisa”, afirmou. 

“Com relação à mostra de cursos, dessa forma que estamos fazendo, é a oportunidade de abrir a escola também para esclarecer dúvidas dos alunos a partir do 9º ano e que estarão no CEFET a partir do ano que vem, pra escolher qual o curso que irão fazer, o que é visto nos cursos, conhecer possíveis profissões, possíveis tipos de trabalho ou locais onde eles podem estagiar, etc., e futuramente virem a trabalhar”, explicou José Geraldo, esclarecendo que “a gente se baseia no modelo da Universidade de Viçosa, que abre as portas para que os alunos possam conhecê-la.”

Segundo o Diretor Adjunto, no sábado será realizada a extensão da mostra de cursos, com encerramento na Praça Félix Martins, pela primeira vez. “Vamos levar as barracas, banners, protótipos, projetos, para apresentar à comunidade na praça. Vamos divulgar os resultados da META lá no sábado, uma oportunidade para a população conhecer o trabalho do CEFET no município”, finalizou.









Fonte: Jornal O Vigilante


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2017 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS