Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Açúcar tira acidez do molho de tomate?

Por Rafael Brandão Peres* | Artigo - 16/09/2018 - 18:36 | Atualizado: 28/09/2018 - 13:07

Olá, confesso que é um grande desafio escrever em um veículo virtual de credibilidade indiscutível com tantos seguidores na cidade onde não nasci, mas cresci, vivi e estou vivendo, nossa Leopoldina. 

Na verdade sei que esse é o principal motivo, exatamente por ser aqui, onde tanto amo e pela primeira vez venho expressar sobre minha profissão de gastrônomo, culinarista e tudo que envolve esse imenso, gostoso e incrível mundo da cozinha que vivo e tanto me seduz desde que o descobri, falando profissionalmente como cozinheiro, dando cursos, palestrando, sempre em eventos com comida e bebidas envolvidos (única coisa que sei fazer, rs), consultorias entre outros trabalhos pela vida, ou em momentos de lazer, como em uma roda de amigos, cozinhando, jogando fora conversas fiadas e bebericando um bom vinho ou qualquer outra coisa. É aquele famoso friozinho gostoso na barriga.

E vamos ao que interessa. Pensei bastante no que escrever na primeira nota sobre todo o diverso mundo dos alimentos, que é o que espero sempre poder falar. Rapidamente várias ideias me vieram na cabeça em como abordar nosso primeiro contato, nosso primeiro bate-papo e troca de informações. Logo conclui, que quem muito pensa nada faz, então resolvi expor aqui para todos seguidores uma antiga publicação autoral em forma de um leve texto que fiz para meus amigos em uma rede social, realmente por achar super  interessante e principalmente o que interessa, útil. 

O título era: "Açúcar tira a acidez do molho de tomate?" 
Sabe aquele molho de tomate que preparamos em casa, mas quando vamos experimentar ele fica com um sabor ácido? Vou explicar o porque. A resposta do título é "NÂO". Porque o molho fica ácido? Na verdade, o fruto do tomate não é tão ácido, já que sua composição é dada em maioria por água, e o restante, que é o mínimo, contém outras substâncias, entre elas o ácido fólico, por exemplo.

Acontece é que quando cozinhamos o tomate ele libera essas substâncias ácidas, por isso no caso do molho, o que evidencia no nosso paladar é um sabor mais ácido e o sal ajuda a acentuar ainda mais esse sabor combinado com o "azedinho" típico do tomate. 

Mas que técnica utilizar para neutralizar essa acidez? 
O que acontece com frequência e de maneira errônea entre as pessoas é a adição de açúcar no molho para "tirar a acidez". Mas isso é um mito muito corriqueiro e pode ser preocupante a depender da quantidade de açúcar que você está adicionando nesse molho! Cuidado com altos níveis de açúcar no sangue!

O açúcar não é recomendado para isso. Nesse caso, o que ele faz na verdade é mascarar a acidez, mas não a transforma. O açúcar não reduz acidez do molho, ele apenas adoça e, por isso, acaba disfarçando o sabor ácido. Para frisar bem: D-I-S-F-A-R-Ç-A-N-D-O. É sempre de bom tom colocar um pedaço de cenoura dentro do molho na hora que ele for apurar. A cenoura absorve a acidez e equilibra o teor do molho.

Uma outra alternativa mais eficaz para anular ou corrigir acidez é a utilização de um elemento básico - como por exemplo, o bicarbonato de sódio. Não é preciso exagerar também na medida de bicarbonato. Meia colher de chá já é o suficiente para suavizar a acidez de aproximadamente um litro de molho. Utilize dessa proporção e "vualá"! Na próxima passo minha receitinha de molho de tomate!

Rafael Brandão Peres
*Formado em Gastronomia pelas Faculdades Puc Minas e Senac. Pós graduado em Gestão Gastronômica e Hoteleira pelo Senac Grogotó/Barbacena




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS