Eleitores devem se preparar para ir às urnas no domingo

O VIGILANTE ONLINE | Eleições 2018 - 06/10/2018 - 16:33 | Atualizado: 06/10/2018 - 17:59

Cidadão deve votar em seis candidatos a cinco cargos nos âmbitos nacional e estadual.


Eleitores devem tirar dúvidas com antecedência para votar entre as 8h00 e as 17h00 no domingo (7).

Eleitores devem tirar dúvidas com antecedência para votar entre as 8h00 e as 17h00 no domingo (7).

Neste domingo (7), estão aptos a votar 15.700.966 eleitores mineiros. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores esclareçam suas dúvidas e fiquem atentos às especificidades e novidades desta eleição. Dúvidas como local de votação, horário, justificativa e proibições no dia da eleição são comuns no dia das eleições, e podem ser sanadas em canais oficiais da Justiça Eleitoral.

Estão disponíveis aos eleitores várias informações úteis na página Eleições 2018, na qual há um Guia do Eleitor e uma página esclarecendo boatos, por exemplo. O eleitor também pode recorrer às notícias publicadas no site do TRE-MG ou ligar para o Disque-Eleitor, que neste sábado (6) atendem das 7h00 às 20h30. No domingo de eleição, o atendimento é das 7h00 às 19h00.

Quem deve votar

Devem votar os eleitores entre 18 e 70 anos. Os maiores de 70 anos têm o voto facultativo, assim como aqueles jovens de 16 e 17 anos que tiraram o título de eleitor.
 
Horário, local de votação e seção eleitoral

A votação acontece das 8h00 às 17h00. Os eleitores que chegarem à seção eleitoral até as 17h poderão votar, ainda que haja fila. Nesse caso, os eleitores receberão senhas e terão sua votação garantida.

É importante que os eleitores se certifiquem de seus locais de votação, já que pode haver alterações em virtude de desativação de imóveis ou da realização de obras. 

O eleitor que não lembrar o seu local de votação tem três possibilidades: consultar a informação pelo site do TRE, baixar o aplicativo e-Título (disponível gratuitamente nas plataformas digitais) ou falar com o Disque-Eleitor (148). Por estes canais, o eleitor ainda pode conferir sua seção eleitoral. Quem tiver a oportunidade de utilizar as duas primeiras opções deve fazê-lo, já que o serviço de atendimento telefônico costuma ficar bastante congestionado com a proximidade das eleições.

Documentos

Para votar, o título de eleitor não é essencial, mas é indispensável a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: via digital do título (e-Título) do eleitor que já tenha feito a coleta dos dados biométricos; carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação. Não são aceitos: certidão de nascimento ou de casamento.

Sobre o e-Título, é importante ressaltar que só podem utilizá-lo como documento para votar os eleitores que já tiverem feito a biometria.

Cargos em disputa – duas vagas para senador – e cola eleitoral

Estão em disputa os cargos deputado federal, deputado estadual, senador (duas vagas), governador e presidente, que aparecem na urna eletrônica nesta ordem. É importante ressaltar que nas Eleições 2018 o eleitor deve votar em dois candidatos diferentes para senador, devido à norma constitucional que prevê a renovação do Senado por 1/3 e 2/3, alternadamente. Em 2014, elegeu-se um senador, portanto, este ano, serão eleitos dois. O eleitor deve votar em dois candidatos diferentes, e se votar no mesmo candidato duas vezes, o segundo voto será anulado.

Para facilitar a votação, a Justiça Eleitoral sugere que os eleitores levem os números de seus candidatos anotados. Para facilitar, é disponibilizado no site do TRE um modelo de colinha, que pode ser impresso. Os números e outras informações sobre os candidatos às Eleições 2018 podem ser conferidos no sistema Divulgação de Candidaturas.

O que o eleitor pode e não pode no dia da eleição

É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa ou em local de escolha do eleitor enquanto ele estiver votando.

Sobre outros assuntos, confira as notícias e informações:

Eleições 2018


Fonte: TRE-MG



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2018 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS