Prefeitura de Leopoldina inaugura o Núcleo de Atenção Integral ao Transtorno do Espectro Autista

Assessoria | Cidade - 09/10/2018 - 12:31 | Atualizado: 10/10/2018 - 21:28

Denominado 'TEApoio - Projeto Miguel', Núcleo está localizado no Bairro Três Cruzes.


No dia 1º de outubro a Prefeitura de Leopoldina, representada pelo Prefeito José Roberto de Oliveira, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Gama e Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, Secretária Municipal de Educação, entregaram à população o Núcleo de Atenção Integral ao Transtorno do Espectro Autista, denominado TEApoio - Projeto Miguel. 

O projeto, coordenado pela biomédica Natália França Bedim, conta com o trabalho transdisciplinar, no qual os profissionais vão adentrando nas esferas das áreas trabalhadas. Os encaminhamentos são feitos por acolhimento através dos responsáveis da criança que procuram o atendimento. Assim, são acolhidos e analisados quais os atendimentos necessários para as crianças. O serviço também é desenvolvido de forma lúdica para que as crianças sejam estimuladas da melhor maneira e possam responder melhor aos sentidos que são trabalhados. Uma vez por semana, ocorre a Sessão Azul, com o momento do cineminha para as crianças.

Localizado no Bairro Três Cruzes, o Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, fisioterapeuta, pedagoga, educadora física, psicólogo, médico, psicopedagoga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. No local, serão realizados trabalhos aquáticos e ao ar livre, oficinas culinárias, equoterapia, além dos atendimentos profissionais específicos.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00, o serviço atenderá uma demanda que vem aumentando a cada ano. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, segundo estudos internacionais estima-se que hoje, a cada 68 nascimentos, um apresenta o transtorno do espectro autista (TEA).

Durante a inaugurarção do TEApoio - Projeto Miguel, a secretária municipal de Saúde, Lucia Gama, disse que este foi o serviço mais ousado e necessário implantado por esta administração que tanto se preocupa com a população. Em seu discurso, José Roberto de Oliveira informou que a obra inaugurada é o primeiro e único núcleo de atenção ao Transtorno do Espectro Autista totalmente público no Brasil. Frisou que todo o projeto é oriundo de recursos públicos municipais, sem contrapartidas estadual e federal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Leopoldina


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2017 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS