Emater Leopoldina promove visita de produtores ao polo de fruticultura em Tocantins

Por Júlio Cesar Martins | Cidade - 26/10/2018 - 10:41 | Atualizado: 02/11/2018 - 21:36

Objetivo da excursão, que teve apoio da ACIL, é criar alternativas de renda e emprego. Produtores de Recreio participaram da comitiva. 


Os produtores se concentraram em frente ao Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, de onde o ônibus saiu por volta das 07h00 com destino a Tocantins. 

A partir da iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) de Leopoldina, com apoio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina (ACIL), cerca de 40 produtores rurais do município e de Recreio visitaram nesta quarta-feira, 24 de outubro, o polo regional de fruticultura localizado em Tocantins, abrangendo Astolfo Dutra, Mercês, Piraúba e Dona Euzébia.  


A ideia da excursão surgiu durante a realização da Expoleo, quando o coordenador regional da EMATER de Cataguases, Marco Aurélio Salgado juntamente com o extensionista da Emater de Leopoldina, Cimar Onofre Barbosa, combinaram a visita de um grupo interessado em conhecer a fruticultura em Tocantins, que é a referência na região. 




De acordo com Cimar, os produtores visitaram áreas produtoras de abacate, laranja, tangerina ponkan, limão, graviola e banana. “Em Tocantins existe uma área produtora com 600 pés de abacate, que fatura R$ 30 mil reais por ano. Em outra área, são mais de 1.500 hectares de tangerina ponkan”, mencionou o extensionista, esclarecendo que muitos dos produtores que participaram da visita já estão plantando maracujá e limão. 


Cimar destacou na excursão as participações de Jairo Seoldo - Presidente da ACIL, Gilberto Amaral - Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Jacques Villela e Sebastião (Tião) Valentim – Vereadores da Câmara de Leopoldina, Marquito – Emater de Recreio, responsável pela vinda de alguns produtores rurais daquele município, Virgílio da Emater de Tocantins, além de colegas da Emater de Cataguases, dentre eles o coordenador regional da Emater – Marco Aurélio Salgado, uma das maiores autoridades em fruticultura na Zona da Mata, que fez uma explanação para os produtores sobre como é o trabalho neste segmento. 

Jairo Seoldo, Presidente da ACIL, e Cimar Onofre Barbosa, da Emater-MG Leopoldina. A ACIL apoiou a iniciativa patrocinando o ônibus da excursão. 

“O objetivo da visita a Tocantins é criar mais uma alternativa de renda e emprego, além da pecuária de leite, para os produtores de Leopoldina, trazendo algumas alternativas para o município, com apoio da Câmara Municipal, Coopleste, Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural e ACIL. Agradeço a todos que apoiam e participam desta iniciativa”, declarou Cimar Barbosa.

Confira algumas fotos gentilmente cedidas pelos produtores Nivaldo Junqueira e Jacques Villela.

Fonte: Jornal O Vigilante


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2018 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS