Horário de verão começa à 0h de domingo

O VIGILANTE ONLINE | Brasil - 03/11/2018 - 15:08 | Atualizado: 04/11/2018 - 09:10

Moradores das regiões deverão adiantar o relógio em uma hora e manter a alteração até 17 de fevereiro de 2019.


O horário de verão terá início na madrugada deste domingo (4), mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite, os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que abrangem dez estados e o Distrito Federal, devem adiantar o relógio em uma hora.

Com a vigência do horário especial, o Brasil terá quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões Norte e Nordeste permanecerão no horário normal. O ministro da Educação, Rossieli Soares, em entrevista coletiva na última quarta-feira (31) fez um alerta aos estudantes que vão fazer as provas do Enem para que fiquem atentos aos horários. Ele disse que acionou as instâncias responsáveis para que as operadoras não errem na atualização dos relógios, como ocorreu há duas semanas.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) explicou que a alteração do relógio no último dia 21 não ocorreu nas plataformas de rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos, fora do domínio de controle dessas operadoras. A entidade reforçou que o horário das plataformas de rede e serviços segue o calendário oficial e que há monitoramento online nos dias de mudança para garantir que a alteração da hora ocorra conforme o esperado.

Leia também:
Especialista dá dicas para uma redação nota mil no Enem
Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro


As provas aplicadas neste domingo serão: Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os estudantes terão cinco horas e meia para fazer o exame.

Os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, de acordo com o fuso, tendo como referência o horário de Brasília. Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este domingo:

Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo:
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas
 
Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins
11h – Abertura dos portões
12h – Fechamento dos portões
12h30 – Início das provas
18h – Término das provas
 
Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima
10h – Abertura dos portões
11h – Fechamento dos portões
11h30 – Início das provas
17h – Término das provas
 
Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)
9h – Abertura dos portões
10h – Fechamento dos portões
10h30 – Início das provas
16h – Término das provas

Turismo
Para o Ministério do Turismo, os meses afetados pelo horário de verão são importantes para o setor e estão entre os que mais geram empregos na economia turística. Alguns destinos também aproveitam para incrementar a programação da cidade e lançar atrações de verão.

Bares, restaurantes, espaços de lazer, esporte e entretenimento ganham vida nova com uma hora a mais de luz do dia. Nesse período, turistas devem ter atenção redobrada na observação de horários de passeios, traslados e outros serviços turísticos com hora marcada.

Horário de embarque
Viajantes com embarque em terminais rodoviários e aeroportos de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal devem ficar atentos ao relógio para não perder o voo. Estas são as Unidades da Federação às quais a alteração se aplica.

Para facilitar a compreensão dos viajantes, as empresas aéreas emitem as passagens em horário local, já considerando o horário de verão nos estados participantes. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que os passageiros com voos marcados a partir da zero hora deste domingo (4) devem ficar atentos com o horário dos bilhetes emitidos pelas companhias aéreas, que já consideram o horário de verão. A Agência informa que turistas em dúvida devem procurar as companhias aéreas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo e da Anac


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2018 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS