Quarta edição da Casa Design acontece em JF com 23 espaços projetados por 30 profissionais

O VIGILANTE ONLINE | Região - 07/11/2018 - 21:42 | Atualizado: 08/11/2018 - 07:35

Evento de arquitetura, decoração, design, paisagismo e artes plásticas, reúne projetos até 18 de novembro.


4ª Edição recebe 23 espaços projetados por profissionais de Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Niterói e Três Rios - Foto: Casa Design JF/Divulgação

4ª Edição recebe 23 espaços projetados por profissionais de Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Niterói e Três Rios - Foto: Casa Design JF/Divulgação

Pelo quarto ano consecutivo, Juiz de Fora recebe mais uma edição da Casa Design JF, a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores da Zona da Mata mineira. Em 2018, a residência escolhida para sediar o evento fica na Rua Sampaio, no Bairro Granbery, um dos mais tradicionais daquela cidade. 

O imóvel, construído na década de 70, foi revitalizado para receber 23 espaços projetados por 30 profissionais de cidades como Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Niterói, e Três Rios. 

O tema principal desta edição é a experiência. O conceito busca focar nas sensações que os visitantes viverão na visita ao evento e nas experiências sensoriais experimentadas durante o contato com os ambientes do circuito. A inspiração para ativar ainda mais essas impressões será a utilização das tendências e novidades apresentadas no Salone del Mobile Milano, maior evento de design e arquitetura do mundo.

As principais referências da famosa Feira de Milão estarão presentes na composição dos ambientes, seja na mobília, no conceito do projeto, nos adornos ou nas cores. Além disso, os espaços trarão formato inovador, com referências modernas, beleza, interatividade e tecnologia. Tudo trabalhado pelos arquitetos e designers de interiores com muita criatividade, facilidade na execução, melhor aproveitamento de espaços e adequação de objetos. Também serão apresentados no evento projetos que revelam lançamentos de produtos e novidades nas áreas de arquitetura e decoração.

Mais uma vez, a CASA promete surpreender, inspirar, expor, divulgar produtos, criar soluções, apresentar novas tecnologias e reafirmar sua capacidade de realização.

Expositores e ambientes Casa Design 2018

• BÁRBARA BOTELHO - BILHETERIA
O conceito usado pela arquiteta Bárbara Botelho no projeto da Bilheteria traz referências geométricas dos anos 80, com a proposta de refletir dois tempos diferentes em um mesmo cenário: o retrô e o tecnológico, o passado e o futuro. O projeto contempla as linhas retas, mas faz o contraste dos tons terrosos com o concreto, o mármore e a madeira maciça. Destaque também para o painel interno revestido de porcelanato com o tema “panorâmico”.

• LETICIA NERY E LAURA GIOVANNINI - 1) LOUNGE DE ENTRADA 2) JARDIM DO LAGO
A designer de interiores Letícia Nery e a arquiteta Laura Giovannini assinam dois ambientes da mostra. No Lounge de Entrada encontramos um espaço com características de varanda, sem perder o conforto de uma sala de estar. Destaque para o aquário marinho com peixes exóticos, que traz vida e requinte. As profissionais optaram por valorizar a arquitetura original da casa, mantendo paredes e pilares de pedra. Foram priorizadas também a ventilação e a iluminação natural, permitindo uma bela integração com o Jardim do Lago. O segundo ambiente é um exemplar da natureza dentro de casa. Um espaço ideal para fugir da correria e estresse do dia a dia, através da apreciação do lago ornamental e do deck com mobiliário confortável e iluminação intimista, que permite o visitante interagir e desfrutar de uma área aconchegante.

• SILVIA SENRA - CAFÉ GOURMET
A proposta da arquiteta Silvia Senra foi criar um ambiente comercial e agradável para pessoas de todas as idades degustarem os cafés e as delícias da Rellicário Brigaderia, parceira do Café Gourmet. O projeto traz uma pegada mais natural e aconchegante, abusando do uso da madeira e vegetação, agregados à revestimentos de tendências em feiras internacionais, como o piso marmorizado e a paginação do porcelato no estilo espinha de peixe.

• GUSTAVO CALDAS - HALL DE ENTRADA
A principal preocupação do designer de interiores Gustavo Caldas foi tornar esse ambiente aconchegante e agradável, tendo em vista a referência do Hall de Entrada como o cartão de visitas de uma residência. O profissional optou pela manutenção de elementos usados na época da construção da casa, adicionando a eles toques clássicos e elegantes. Obras de artes e paisagismo dão ao espaço aconchego e identidade rural única.

• FERNANDA COTTA - SALA DE ESTAR COM VARANDA
A Sala de estar com Varanda é fruto do trabalho da designer de interiores Fernanda Cotta. O espaço está em perfeita harmonia com as tendências da Feira de Milão, principal inspiração desta edição da mostra. O projeto prima por materiais nobres, como mármores, peças vintage em cristal, paredes revestidas com padronagens únicas, que conferem personalidade e estilo ao espaço. O resultado é uma sala que acolhe com elegância e sofisticação. 

• SARAH MORAES E NATHÁLIA REIS - BANHEIRO SOCIAL
O projeto do Banheiro Social foi pensado pelas arquitetas Sarah Moraes e Nathália Reis para trazer uma composição formal traçada por linha retas, formas geométricas bem definidas, leveza dos materiais e sofisticação dos metais dourados. O resultado é um ambiente elegante e contemporâneo. Destaque para a iluminação indireta em pontos estratégicos do banheiro, que destaca os elementos do projeto, além de criar contornos cênicos no espaço.

• JOCELY GRAVINO E FILIPE LIMA - ATELIÊ HALL
A dupla de designers de interiores Jocely Gravino e Filipe Lima foram pura ousadia no Ateliê Hall. O ambiente de circulação foi transformado em algo inovador e diferente, em um projeto experimental e provocativo, pautado pelo conceito de Design Artesanal, com peças feitas à mão e com história. Cores nobres e elegantes entram em contraste com um design contemporâneo e escultural, em uma ambientação desconstruída e ao mesmo tempo funcional.

• MATHEUS GUERRA E LIVIA COURA - QUARTO DO CASAL FOTÓGRAFO
Os arquitetos Matheus Guerra e Livia Coura assinam esse ambiente desenvolvido com base nas premissas da fotografia, com destaque para elementos naturais e iluminação. Nesse espaço, os visitantes irão conferir a utilização de tons terrosos e da madeira que traz atmosfera atemporal. Uma divisória desenhada pelos arquitetos e executada em madeira de demolição faz a separação entre o escritório e a área íntima, dando ao espaço mais de uma utilidade.

• JOÃO PEDRO DE ALMEIDA E ISADORA VIDAL - TERRAÇO URBANO
O Terraço Urbano é obra dos jovens arquitetos João Pedro de Almeida e Isadora Vidal. O principal objetivo deste projeto foi conectar a casa com o meio urbano através de um espaço contemporâneo, tendo como protagonistas o mobiliário, que gera espaços de permanência, a vegetação e a iluminação singular. Além de valorizar as visadas tanto para o jardim de entrada, quanto para a rua Sampaio.

• ALETHÉIA WESTERMANN - QUARTO DOS GÊMEOS
Ao projetar um quarto para duas crianças gêmeas de gêneros diferentes, a arquiteta Alethéia Werstermann idealizou um ambiente com funções integradas mas, sobretudo, que respeitasse a individualidade de cada um. A diversão tem lugar de destaque nesse ambiente e, em virtude disso, os materiais escolhidos prezaram pelo conforto e fácil manutenção. A tecnologia foi explorada através da automação da iluminação e colchões, com camas operadas por controle remoto.

• LANA ROCHA - QUARTO DO BEBÊ
O Quarto do Bebê é um dos lugares mais especiais de uma casa. Este ano, a responsável por esse ambiente é a designer de interiores Lana Rocha. O projeto mistura decoração clássica com moderna, no estilo montessoriano, criando um espaço criativo e interativo, ideal para o desenvolvimento da criança. A cor verde e a madeira, predominam no espaço, trazendo um ar de tranqüilidade para o ambiente, ao mesmo tempo em que é um tom neutro que serve tanto para meninos quanto para meninas.

• RAQUEL FRAGA - HOME OFFICE
Neutro, confortável e elegante. Assim é o Home Office projetado pela arquiteta Raquel Fraga. O espaço seguiu as tendências de mercado e lançamentos, explorando o uso de elementos naturais e nobres. Destaque para materiais como couro, lâminas de madeira natural, algodão, madeira maciça e revestimentos cimentícios. Uma iluminação moderna e aconchegante potencializa ainda mais a beleza desse ambiente, realçando os pontos relevantes do projeto.

• LARISSA KINGMA E RAPHAEL SALGADO - HOME CINE
Os arquitetos Raphael Salgado e Larissa Kingma assinam o Home Cine, um espaço em tons escuros que foi pensado para ser aconchegante e, ao mesmo tempo, um lugar de diversão e recepção. Destaque mais que especial para o projeto de iluminação automatizada. Foram criadas várias possibilidades para clarear o ambiente ou mantê-lo na penumbra, ideal para as horas de curtir um bom filme.

• JAQUELINE BONJOUR - LIVING/SALA DE JANTAR
A arquiteta Jaqueline Bonjour é a responsável pelo Living/Sala de Jantar. Materiais naturais, marcantes e elegantes norteiam a proposta desse ambiente que é o centro da casa. Fibras, texturas, madeiras e mármore compõe a cartela de cores monocromática que é destaque nesse espaço contemporâneo e sofisticado. Em busca de mais conforto e praticidade foi utilizado ainda automatização na iluminação, cortina e som; criando um ambiente cenográfico em sua totalidade.

• JAQUELINE BONJOUR E NATÁLIA TORRES - CROQUI SOUZA GOMES
As arquitetas Jaqueline Bonjour e Natália Torres são as criadoras do Croqui Souza Gomes. O espaço é destinado aos amantes de cerveja que poderão desfrutar de um local arrojado e moderno. A arquitetura do ambiente é marcada por forte aspecto industrial, concebida em a estrutura metálica aparente, com linhas tradicionalmente retas, cores sóbrias dentro de uma paleta de preto e cinzas.

• LUCIANA LOPES, ALEXANDRE ROCHA E GUSTAVO NUNES CRESPO - COZINHA GOURMET
Os arquitetos Luciana Lopes, Alexandre Rocha e Gustavo Nunes assinam a Cozinha Gourmet, um ambiente bastante contemporâneo, com materiais em tons de cinza, eletrodomésticos atuais e modernos e uma bancada com acabamento suede e alta resistência. Ao mesmo tempo, os profissionais trouxeram elementos que remetem ao aconchego de Minas Gerais, como o tijolo cerâmico, o cimento queimado e a madeira de demolição.

• LUCIANA TEPERINO - JOALHERIA
O projeto, concebido pela arquiteta Luciana Teperino, partiu do princípio de trazer à tona toda a sofisticação e requinte da joia para o ambiente, através de móveis e piso marmorizados com fundo branco e veios delicados. Os expositores escolhidos para receber as peças foram os verticais giratórios, otimizando o espaço. Outro ponto importante é a fachada da Joalheria, que ganhou um portal geométrico iluminado, aguçando a curiosidade e chamando a atenção dos visitantes

• NATHÁLIA MOCKDECE E ALANA NOBRE - 1) EMPÓRIO 2) SALA DE DEGUSTAÇÃO
O Empório, criado pelas arquitetas Nathalia Mockdece e Alana Nobre, é uma loja de produtos das marcas Famíglia Valduga e Antuérpia. A inspiração para este ambiente foram as caves de envelhecimento de vinho representadas pelo uso de materiais naturais e iluminação sutil. A mistura de elementos rústicos com contemporâneos foi trabalhada através do uso de estruturas metálicas, concreto e textura chevron. Já a Sala de Degustação poderia ser apenas um corredor de uma casa, mas foi transformado em um ambiente contemporâneo, onde é possível relaxar, degustar um vinho e ouvir uma música. Nele se fazem presentes materiais naturais como a madeira de demolição e o tijolinho aparente que foi descoberto durante as obras da casa.

• VERA MONTEIRO E ELISANGELA SANTOS - 1) LAVABO FEMININO 2) LAVABO MASCULINO
Essas duas áreas molhadas foram projetadas pela designer de interiores Vera Monteiro e a engenheira civil Elisangela Santos. Para o lavado feminino, a dupla se inspirou na elegância e a praticidade da mulher moderna, com um conceito contemporâneo, no estilo minimalista com linhas retas e cores sóbrias. A combinação da madeira e do porcelanato conferiram elegância e praticidade, assim como a escolha dos adornos. Já no lavabo masculino, o objetivo foi criar um ambiente elegante e charmoso, mas com um toque cômico, trazendo elementos que remetem ao bom humor e ao divertimento.

• LETÍCIA MENDES - RESTAURANTE
O Restaurante é o último ambiente do circuito CASA DESIGN e foi projetado pela jovem arquiteta Letícia Mendes. O espaço amplo foi setorizado em Lounge, Choperia e Salão. O Lounge é um local mais descontraído com iluminação baixa, jardins verticais, estofados e onde serão montados os palcos para atrações musicais e eventos. Na Choperia, um lindo balcão ilha convida os visitantes para uma pausa e um bom chopp no happy hour. Já o Salão conta com espaço para as mesas em raiz de guarantã e confortáveis poltronas, tudo ao convite de uma boa gastronomia.

Casa Design

A mostra CASA DESIGN é uma franquia criada na cidade de Niterói, onde o evento é realizado desde 2003 pela FAZ Comunicação e Marketing. Em Juiz de Fora, a mostra nasceu em 2015, através da IDEALIZE JF LTDA, dirigida pelos sócios Alexandre Oliveira e Nívea Mello. O evento trouxe importância e movimento ao mercado de construção e decoração da cidade. 

Ao longo dos quatro anos de realização, a CASA DESIGN JF recebeu mais de 30 mil visitantes e se tornou a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores da Zona da Mata mineira, entrando para o calendário cultural da região e atraindo visitantes, expositores e empresas de vários estados e municípios. 

Desde 2015, a IDEALIZE JF LTDA, organizadora da mostra CASA DESIGN JF, reúne renomados profissionais de arquitetura, design e paisagismo, além das principais empresas do setor, para levar ao publico o que há de melhor na hora de construir, decorar ou reformar. Em três edições foram, em média, 200 arquitetos, designers e paisagistas; 300 empresas parceiras, mais de 100 ambientes decorados; 30 mil visitantes e 3 revistas oficiais. Em 2018, serão 30 profissionais em 23 ambientes, com o apoio de mais de 50 empresas.

INFORMAÇÕES:
Data: de 05 de outubro a 18 de novembro
Local: Rua Sampaio, 261, Granbery - Juiz de Fora
Funcionamento: de terça a sábado, das 14h00 às 22h00 e aos domingos das 12h00 às 20h00
Ingressos: R$36 (inteira) - 50% de desconto para idosos (acima de 60 anos) e estudantes com carteira.
Telefone: (32) 99164-2592 ou (32) 99176-7413
www.facebook.com/casadesignjf
www.instagram.com/casadesignjf

Fonte: Casa Design JF, com Sara Muniz


Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2018 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS