Café expresso ou espresso?

Rafael Brandão Peres | Artigo - 11/11/2018 - 13:09 | Atualizado: 16/11/2018 - 11:53

Segue um breve resumo sobre o que é café espresso e a maneira correta de se escrever tal termo:

Palavra originária do italiano relacionada a pressão. Refere-se ao método de preparo de café cujo conceito foi desenvolvido na Itália, tendo como princípio a extração do café sob pressão, em média 9 vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar de forma que, num processo muito rápido, se obtém uma bebida que apresenta notas aromáticas e de sabor muitas vezes não percebidas na extração pelo coador. O espresso não pode ser conservado. Após dois minutos ele começa a perder seu creme, maciez e sabor. No Brasil é comum ser designado “expresso”, que quer dizer rápido, ao contrário da terminologia italiana originária. Também, refere-se ao modo de preparo onde o café é moído na hora e filtrado sob pressão de 9 quilos por 30 segundos com água a 90ºC, gerando uma bebida cremosa e aromática.

A palavra deve ser escrita com “s” e não com “x”, espresso, devido a sua origem italiana, cuja tradução quer dizer “feito sob pressão”.

Formado em Gastronomia pelas Faculdades Puc Minas e Senac. Pós graduado em Gestão Gastronômica e Hoteleira pelo Senac Grogotó/Barbacena
Leia também
Açúcar tira acidez do molho de tomate?



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS