Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Sala de Educação Ambiental é inaugurada pelo 4º Grupamento de Meio Ambiente de Leopoldina

Por Júlio Cesar Martins | Cidade - 14/11/2018 - 18:07 | Atualizado: 21/11/2018 - 14:37

A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), na sede da corporação, no Horto Florestal. 






Depois da realização de três meses de obras, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 14 de novembro, a Sala de Educação Ambiental do 4º Grupamento de Meio Ambiente de Leopoldina, sediado no Parque Municipal João Damasceno Portugal (Horto Florestal), no Bairro Vale do Sol. Além da inauguração, a cerimônia contou com homenagens aos apoiadores daquele empreendimento e também com o anúncio de que o atual Comandante daquele Grupamento, o Subtenente PM Paulo Henrique Lima Carpinetti irá para a Reserva Altiva da Polícia Militar do Meio Ambiente no final deste ano.

A Mesa de Honra da solenidade foi composta pelo Promotor de Justiça Dr. Sérgio Soares da Silveira, Capitão PM Jean Michel, o Prefeito José Roberto de Oliveira e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Gorrado. 

Para a Polícia Militar do Meio Ambiente, a Sala de Educação Ambiental representa a concretização do sonho de poder receber crianças, jovens e adultos para uma ampla conscientização ambiental, um local confortável e estruturado para trabalhar a educação ambiental, receber visitas de escolas, de crianças, pessoas que visitam o Horto Florestal, além de servir para o treinamento dos policiais militares.

A corporação agradeceu pelo imenso apoio que recebeu do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Leopoldina (Codema), que abraçou o projeto. A iniciativa também foi apoiada pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, o empresário e engenheiro civil Caio Celso Cardoso, proprietário da Excelso Construtora, de Belo Horizonte. 

A solenidade cívico-militar teve início por volta das 09h00, contando com as presenças de autoridades militares e civis, dentre elas o Capitão PM Jean Michel Costa do Amaral, Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente - responsável pelo policiamento ambiental em 85 municípios da Zona da Mata, 1º Tenente Francisco Carlos Fernandes Tavares - Comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, Subtenente PM Paulo Henrique Lima Carpinetti  - Comandante do 4º Grupamento de Meio Ambiente, Dr. José Roberto de Oliveira - Prefeito Municipal de Leopoldina, Dr. Sérgio Soares da Silveira - Promotor de Justiça da Comarca de Leopoldina - responsável pela defesa do Meio Ambiente, Tenente PM Sebastião José da Silva - Comandante da 37 Cia PM de Leopoldina, Tenente Getúlio Carlos Rabelo – Comandante do 3º Pelotão da 37ª Cia PM, 2º Sargento Bombeiro Militar Rondinelli Franco Resende - representando o 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina, Marcos Gorrado - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Presidente do Codema, Denílson Batista da Silva - representante do IEF, Arthur Luiz Fernandes Ferreira - Presidente da Associação Regional de Proteção e Educação Ambiental (ARPEA), Antônio Carlos Dias – Chefe da Defesa Civil de Leopoldina, além de empresários, familiares dos militares da Polícia Militar do Meio Ambiente e militares da reserva altiva. 

Hasteamento das Bandeiras: Prefeito José Roberto, Promotor Dr. Sérgio e o Capitão PM Jean Michel.

Discursaram no evento o Promotor de Justiça, Dr. Sérgio, o Capitão PM Jean Michel e o Subtenente Carpinetti.  

Durante a solenidade, o Capitão PM Jean Michel e o Subtenente Carpinetti entregaram homenagens. Foram agraciados o Dr. Sérgio Soares da Silveira, Arthur Luiz Fernandes Ferreira, Daniela Ienaco Vasconcellos e André Luiz Haulck - Representando a Construtora Excelso, Marcos Gorrado, Antônio Carlos Dias e o 1º Tenente Francisco Carlos Fernandes Tavares. 








Encerrando a cerimônia foram convidados para o desenlace da fita inaugural da Sala de Educação Ambiental o Capitão Jean Michel e o Promotor de Justiça, Dr. Sérgio Soares da Silveira, ocasião em que o novo espaço foi visitado pelos participantes do evento. 





Em uma breve entrevista concedida ao Jornal O Vigilante ao final do evento, o Subtenente Carpinetti (foto) confirmou que pretende ir para a reserva altiva no final deste ano, depois de 30 anos de serviços. “Foi uma decisão tomada em comum acordo com a família. Chegamos ao consenso que deveríamos buscar essa reserva”, explicou Carpinetti, que ingressou na Polícia Militar em 1990. “Entramos em Juiz de Fora, fizemos o curso de Sargento em 1991 em Belo Horizonte onde fiquei por 3 anos. Comandei Dona Euzébia e em 2005 nós viemos para a atividade ambiental”, contou o Subtenente.

Perguntado como se sentia diante do prestígio registrado naquela solenidade, Carpinetti comentou que se sente uma pessoa muito feliz. “Não é mérito só meu, é de todo um grupo”, disse o Subtenente, mencionando os nomes do Sargento Frederico, Sargento Maciel e Cabo Eduardo. “Todos eles são meu esteio, não fiz nada sozinho, tudo o que está aqui tem os braços fortes desses valorosos militares”, afirmou.

Confira a Galeria de Fotos do evento. Clique na imagem para ampliar:

Fonte: Jornal O Vigilante




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS