Copasa desenvolve Pró-Mananciais em Leopoldina para recuperação de nascentes da sub-bacia do rio Pirapetinga

O VIGILANTE ONLINE | Leopoldina - 09/01/2019 - 08:57 | Atualizado: 10/01/2019 - 13:16

Programa conta com o apoio da Prefeitura e mobiliza comunidade e parceiros em defesa dos mananciais.



Criado pela Copasa com o objetivo de preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público, o Pró-Mananciais busca o envolvimento das comunidades na proteção do meio ambiente. Na região de Leopoldina, o programa foi implementado em outubro de 2018 e possui uma equipe responsável pela elaboração do diagnóstico da sub-bacia do rio Pirapetinga, além da aprovação das atividades a serem desenvolvidas com a comunidade. 


O programa visa proteger e recuperar as micro bacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA, visando estimular a pró-atividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, unidos em um trabalho integrado às políticas públicas locais, ampliadas em parcerias e na participação das comunidades envolvidas. 

As ações sócio ambientais do “Pró-Mananciais” são definidas pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA), juntamente com a comunidade localizada próxima das bacias hidrográficas e áreas de recargas dos mananciais que abastecem a cidade. Criada em outubro do ano passado, a COLMEIA conta com diversas parcerias/instituições. Fazem parte do COLMEIA Leopoldina pela COPASA: Marco Luiz Teixeira (Secretário executivo) e Wiviany Rezende; pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Saulo Lopes Barbosa (Coordenador) e Érica Bedim; I.E.F.: Engenheiro Florestal Luiz Henrique Ferraz; EMATER-MG: José Libério Pinto; Parceria privada: Márcia Vaz Barbosa (Comunicação); Policia Ambiental do Meio Ambiente: Sargento Frederico Chaves e Cabo Eduardo Luiz; ONG Minas Vida: Debora Valentim Duarte; Parceria Privada: Engenheira Agrônoma Cristina Salgado Junqueira e o Gestor Ambiental Guilherme Ribeiro Moreira.


O produtor rural que tiver interesse em preservar suas nascentes, será cadastrado no Programa onde a partir deste ano, serão realizados os trabalhos e ações identificados como necessários para preservação e conservação das nascentes. Maiores informações: (32) 98803-2163.

Pró-Mananciais
Aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o programa foi implantado pela Copasa em dezembro de 2016, e vem envolvendo as comunidades e parceiros em várias regiões do Estado. O Pró-Mananciais já funciona em mais de 100 cidades de Minas Gerais.

Fonte: Márcia Vaz - Fotos: Programa Pró-Mananciais/Divulgação



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS