Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Pesquisa desenvolvida no CEFET-MG de Leopoldina sobre fake news é finalista da FEBRACE 2019

Assessoria | Cidade - 16/01/2019 - 16:49 | Atualizado: 16/01/2019 - 16:49

De 19 a 21 de março, os alunos Antony Leme e Davi Guerra e o professor Samuel Basílio, do CEFET-MG, campus Leopoldina, vão estar na Universidade de São Paulo (USP) para mais uma edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Isso porque outra pesquisa deles, pelo segundo ano consecutivo, foi selecionada pelo evento e está entre os projetos finalistas da Feira em 2019.

“Ferramenta para identificação e classificação de fake news na web”, que contou ainda com a participação do professor João Gabriel Rocha como coorientador, teve como objetivo desenvolver uma ferramenta que, a partir da análise dos metadados (códigos dos sites) de uma publicação on-line, fosse capaz de identificar e classificar uma notícia como falsa ou não. De acordo com Samuel Basílio, analisando esses metadados, são separados alguns pontos que vão indicar se uma notícia é falsa ou não, como, por exemplo, a presença ou não de autor, formato do título, reaparecimento da notícia na Web, posição da página no Google. “A partir desses atributos criamos um modelo matemático que representa a probabilidade de a notícia ser ou não falsa”, explica.

Ainda segundo o professor, a pesquisa é de grande importância no contexto social atual, em que as tecnologias digitais têm se tornado decisivas no processo de informação da população. “Apesar de haver grandes plataformas de informação, cada vez mais o cidadão tem procurado fontes alternativas para informação, talvez por medo de ser influenciado, ou simplesmente pela facilidade de buscar conteúdo a partir de outras fontes. Contudo, esse comportamento acaba deixando as massas ainda mais vulneráveis à falsas informações”, acredita.

Febrace

A Febrace, realizada desde 2003, é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista e tem papel social no incentivo à criatividade e à reflexão de estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico. 

Em 2018, o trio Antony, Davi e Samuel, alunos e orientador, foram selecionados pela primeira vez para a Febrace: Realidade aumentada como terapia espelho no tratamento Pós-AVC. Agora, eles têm novamente a oportunidade de participar da Feira, com um novo trabalho selecionado. Para o professor Samuel Basílio, “é sempre muito gratificante ver o reconhecimento do trabalho ao ser selecionado para a mostra final entre tantos trabalhos submetidos; a experiência da Febrace é realmente incrível”, disse.

Ao todo, o CEFET-MG teve dez trabalhos selecionados para a Febrace 2019 e o Campus Leopoldina também teve selecionado o projeto de Software para diagnóstico da dengue, zica e chicungunya.

Projetos selecionados:

• A MULHER E O MERCADO DE TRABALHO: ELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 
Jessica Luana de Oliveira Brandão, Maria Paula Damasceno Sabino, Sara Xavier Alcântara, Rosana Aparecida Ferreira Nunes (Orientador)
Campus Timóteo

• AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DO EXTRATO AQUOSO, ALCOÓLICO E HIDROALCOÓLICO DE EUGENIA DYSENTERICA, PLANTA NATIVA DO CERRADO CONHECIDA POPULARMENTE COMO CAGAITA 
Ingrid Nayara Veríssimo Tameirão, Eduarda Gontijo Gonzaga, Bruno da Cruz Padua (Orientador), Aniel da Costa Lima (Coorientador)
Campus Curvelo

• BLINDL-E: UM LEITOR BRAILLE DE TEXTO 
Victor Hugo Faria Dias Magalhães, Gabriel Nagem Volpini, Monaline Aparecida Fernandes Chaves, Rosiane Resende Leite (Orientador)
Campus Belo Horizonte 

• CONFEITARIA DE PRECISÃO UTILIZANDO IMPRESSORA 3D DE CHOCOLATE 
Carolina Kuroda Silveira, Danilo Garcia Mariano, Caio Cesar Alves Vieira, Ronan Drummond de Figueiredo Rossi (Orientador), Enderson Neves Cruz (Coorientador)
Campus Belo Horizonte

• FERRAMENTA PARA IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE FAKE NEWS NA WEB 
Antony Leme Novais Ferreira, Davi Guerra do Nascimento, Samuel da Costa Alves Basilio (Orientador), João Gabriel Rocha Silva (Coorientador)
Campus Leopoldina

• INTERFERÊNCIA DA MAQUIAGEM E ACESSÓRIOS NO RECONHECIMENTO FACIAL 
Ana Luisa Martins Brum, Mariana Chaves de Oliveira, Alexandre Oliveira de Almeida, Enderson Neves Cruz (Orientador), Danielle Mendonça Okamoto (Coorientador)
Campus Belo Horizonte

• O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA 
Gabriel Scotá Arruda, Gabriel Moronari Domingues da Silva, Odilon Corrêa da Silva (Orientador), Carlos Eduardo Oliveira Andrade (Coorientador)
Campus Timóteo

• SISTEMA WEB PARA GESTÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS COM PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA EM PERIÓDICOS 
Stéfani Carolina Diniz, Vitória Alves Campos, Maria de Lourdes Couto Nogueira (Orientador), Luís Augusto Mattos Mendes (Coorientador)
Campus Divinópolis

• SOFTWARE PARA DIAGNÓSTICO DA DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA: INFORMAÇÕES, SINTOMATOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA 
Gabriel Ferreira Pereira, Douglas Rubim Sabino, Juliana Neves Barbosa (Orientador)
Campus Leopoldina

• TIPCE - TAPETE INTERATIVO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS 
Mariana Mulelos Reis Soares, Bianca Silva Duraes, Gabriela Martins Reis, Renato Zanetti (Orientador), Alexandre Rodrigues Faria (Coorientador)
Campus Belo Horizonte

Fonte: Jornal O Vigilante, com informações do Cefet-MG, Campus Leopoldina.




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS