Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Alcoolismo, como ‘doença’, caracteriza-se pela progressividade em seu processo destrutivo

| Geral - 29/01/2019 - 19:15 | Atualizado: 29/01/2019 - 18:33

O tema é abordado no artigo intitulado ‘A Falsa Imagem’, enviado pelo Comitê de Serviços dos Grupos Progresso e 5ª Residência de A. A., de Leopoldina. 


A Falsa Imagem

A desinformação generalizada que persiste, em todas as camadas sociais, sobre alcoolismo como ‘doença’, gera problemas tão diversos e ideias tão descabidas que seria difícil enumerar. 

Quase que por opinião unânime das pessoas, alcoólatra é apenas o mendigo esfarrapado e sujo, que perambula pelas ruas, trôpego e amedrontador, vítima de males morais como falta de vergonha, fraqueza, nenhuma força de vontade, preguiça e etc. ‘NADA MAIS FALSO E PERNICIOSO’.
 
Primeiramente, alcoólatra não é apenas o mendigo que chegou ao ‘fundo do poço da degradação humana’. O alcoolismo, como ‘doença’, caracteriza-se pela progressividade em seu processo destrutivo. Acima daquele mendigo, um número muito grande de desavisados alcoólatras segue o mesmo processo de degeneração, julgando-se a salvo, atrás do conforto de seus empregos, de suas famílias, de suas posses. 

Em segundo lugar, partindo-se da certeza da ciência, de que o alcoolismo é uma doença, e ‘doença’ progressiva, o mendigo não chegou a seu triste estado por falta de vergonha, fraqueza ou preguiça de enfrentar um trabalho: ele é ‘doente’; é vítima de condições psicológicas e orgânicas, que ele não conseguirá dominar sem auxílio sistemático e apropriado. 

É preciso desvincular a imagem do alcoólatra da imagem do mendigo. É preciso aceitar o ‘alcoolismo’ como uma‘doença’ que deve ser tratada e não como um vergonhoso estigma que o ‘doente nega’, a Família esconde e a Sociedade repudia.  

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Alcoólicos Anônimos é uma Irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. 

O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A. A. não há taxas, nem mensalidades: somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições. 

A. A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas. Nosso propósito primordial é o de mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.  
O uso de bebidas alcoólicas está causando problemas em sua vida? Faça-nos uma visita, podemos te ajudar! 

Grupo Progresso de A. A.
Reuniões: Terças e Sextas-Feiras às 19h00.
Domingos às 09h00.
Praça João XXIII, 15 – Edifício CELCAR – Sala 301.

Grupo 5ª Residência de A. A.
Reuniões: Segundas, Quartas e Sábados às 19h00.
Rua Allan Kardec, 148 – Bairro 5ª Residência.


Fonte: Jornal O Vigilante - THE A. A. GRAPEVINE, INC. Reimpresso com Permissão. Comitê de Serviços.




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS