O Início das Vivências Escolares

Por Rhanna Pimentel | Artigo - 18/02/2019 - 07:16 | Atualizado: 18/02/2019 - 09:24

Independente da idade e das circunstâncias sabe-se que, o início das vivências escolares, é marcado como um acontecimento um tanto quanto importante na vida de todos nós. Quem não se lembra da primeira professora, das primeiras mochilas, lancheiras, cadernos, e claro, dos “melhores amigos” da época da escola?

Não há dúvidas de que este é um momento a ser recordado, e que, com certeza é de grande importância no desenvolvimento humano em vários aspectos, sejam eles biológicos, psicológicos ou sociais. Porém, nem sempre, esse início é compreendido e vivenciado de forma tranquila, e nesse aspecto, vale ressaltar, que não são apenas as crianças que devem ser alvo de cuidado, mas também os seus familiares e cuidadores. Nesse sentido, algumas dicas podem ser úteis neste processo de adaptação:

· A segurança emocional dos pais deve ser tida como prioridade. É importante que a decisão de colocar a criança na escola seja vivenciada de modo tranquilo pelos cuidadores, para que assim eles sejam capazes de encorajar a criança.

· Conversar o máximo possível com a criança faz muita diferença. De maneira lúdica e criativa, por meio de histórias, figuras, fotos e vídeos, os pais incentivem a criança, e deixem transparecer de forma segura, os pontos positivos dessa nova fase que está por vir. Se possível, pode ser uma boa ideia fazer um passeio, antes do início das aulas, com a criança na futura escola, para que ela já possa ir se familiarizando com o ambiente.  

· Algumas crianças requerem uma dose redobrada de paciência. É necessário que isso seja encarado de forma natural, afinal de contas, é compreensível que este novo universo, repleto de possibilidades, mas, totalmente novo, gere certa angústia. Sentimento este, que no universo infantil, pode ser demonstrado através de choro, agressividade ou apatia.

Pensando em evitar ao máximo situações de estresse para todos envolvidos, bem como, as consequências negativas ao desenvolvimento em geral da criança e a sua vida escolar, é recomendado que tudo seja feito de forma mais tranquila e natural possível. Mas, se necessário, é recomendado que os pais, ao enfrentarem algum tipo de dificuldade neste primeiro momento, não tenham de forma alguma, receio em procurar a escola, e se necessário, o apoio com profissionais especializados, sejam eles psicólogos e psicopedagogos.
 
Quer mais informações? Entre em contato para tirar dúvidas, agendar palestras, ou marcar um atendimento psicológico especializado!
 
032 9 99446775 (celular)
032 9 99496775 (whatsapp)
Psicóloga Rhanna Pimentel
CRP: 04/50482



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS