Nutricionista Flávia Matos Guerra inicia atendimento em consultório próprio em Leopoldina

Da Redação | Cidade - 23/04/2019 - 16:01 | Atualizado: 23/04/2019 - 17:58

Graduada em Nutrição pela UERJ, Flávia também atua como Coach de Emagrecimento. 



Já está atendendo em seu consultório em Leopoldina a nutricionista Flávia Matos Guerra, profissional graduada no curso de Nutrição no ano de 2002 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Flávia, que é pós-graduada em Nutrição Clínica e possui 11 anos de experiência de atendimentos em consultório, também atua como Coach de Emagrecimento. 

Conforme informou à reportagem do Jornal O Vigilante, adultos que queiram perder peso são o público alvo do trabalho de Flávia. 

“A obesidade, por si só, já é considerada uma doença, que pode abrir a porta do organismo para outros males, como a resistência à insulina e consequente intolerância à glicose, que mais adiante pode levar à diabetes, dislipidemia - que são alterações do colesterol e triglicerídeos, pode levar à pressão alta, a alterações cardiometabólicas, gordura no fígado, e o conjunto de todas essas alterações chamamos de síndrome metabólica. Quando o indivíduo (de ambos os sexos) é obeso e tem uma série de outras alterações ele é metabolicamente alterado, o organismo dele não funciona corretamente”, esclarece Flávia, mencionando ainda a parte psicológica, “porque o obeso vai ter dificuldades pra comprar roupa, dificuldade em calçar sapatos, subir uma escada, dificuldade de ser socialmente aceitável, e ele próprio não se aceita, por se sentir culpado pela sua obesidade, por não conseguir emagrecer. Então há uma série de alterações físicas e psicológicas que são muito importantes e devem ser levadas em consideração no tratamento do obeso”, explicou. 

A respeito de qual é o papel do nutricionista, Flávia destaca que é o de orientar aquelas pessoas que estão acima do peso ou que tenham algum problema de saúde passível de ser melhorado pela alimentação e até mesmo as pessoas que são saudáveis e estão com peso normal a se alimentarem de forma correta. “Mesmo que a pessoa tenha peso normal e não tenha problemas de saúde, uma alimentação saudável pode prevenir que as doenças apareçam, melhorar sua qualidade de vida e dar mais disposição, energia”, afirma a nutricionista. 


Segundo Flávia Matos Guerra, o objetivo do tratamento é fazer com que essa pessoa ou paciente saiba se alimentar sozinha, corretamente, independente do lugar que ela esteja, em casa, em uma festa, em um restaurante ou local de trabalho. Ela deve ter conhecimento suficiente para montar o seu prato de forma equilibrada em qualquer situação, podendo inclusive dar aquelas ‘saidinhas’ que acontecem na vida real. “Todos nós temos vida social, temos aniversário, casamento, confraternizações, então o ideal é você saber se equilibrar na alimentação, de modo que em aproximadamente 90% do tempo você se alimente de forma saudável e em até 10% do tempo das suas refeições você possa se dar ao ‘luxo’ de dar essas ‘saidinhas’, como comer um doce de sobremesa, por exemplo, participar de uma festa..."

“Portanto, a ideia é que ao final do tratamento o paciente fique independente do nutricionista”, justificou Flávia. 



Alimento proibido, alimento permitido

Um tema recorrente quando o assunto é a busca pelo emagrecimento refere-se aos alimentos que são proibidos ou permitidos durante o tratamento feito junto ao nutricionista. Sobre isso, Flávia revela que não trabalha com alimento proibido, alimento permitido. “Antigamente havia essas listas que a gente entregava para o paciente. Falo ‘a gente’, porque vou fazer 17 anos de profissão, então, a lista de ‘não pode’ era enorme e a lista de ‘permitido’ era pequena. A pessoa olhava e perguntava o que ela iria comer, afinal”, relatou a nutricionista, acrescentando que existem aqueles alimentos que não são tão saudáveis, ”aliás, existem alguns que são ruins mesmo, tipo refrigerante, mas também não vale demonizar, não vale dizer ‘é proibido tomar’, até porque o proibido é mais gostoso, e a pessoa vai tomar de qualquer jeito. Então é tudo negociado”, argumentou.  

Coach de Emagrecimento 

O Coaching é um processo em que o Coach, do inglês treinador, vai fazer uma parceria com o Coachee, que é a pessoa que está sendo assistida e vai treinar a sua mente, que é a raiz do problema.  De acordo com Flávia Guerra, “Com esta parceria nós vamos identificar em que situação está o Coachee (o cliente), aonde ele quer chegar, quais são os obstáculos que ele tem que enfrentar e como facilitar o enfrentamento desses obstáculos. E nós vamos identificar objetivos, traçar metas e estabelecer os pontos necessários pra que ele chegue ao rfinal.”

Pensar antes de comer

Através da neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de formar novas conexões, o Coach vai utilizar uma série de ferramentas para que aconteça uma mudança de  dentro pra fora e a pessoa não engorde mais. A nutricionista Flávia comenta que “Se você estava acostumado a pensar de uma forma, às vezes já agindo no modo piloto automático, com o Coaching a você vai começar a agir e vai pensar de outra forma. No caso do Coach de Emagrecimento a pessoa vai começar a se questionar e pensar antes de comer, que é o que, em geral, o gordinho não faz. Ela vai agir de outra forma, de forma que só coma realmente se tiver vontade e a quantidade que precisa naquele momento”, orientou Flávia. 

Trocando o Chip

Prosseguindo a respeito da figura do Coach, a nutricionista Flávia conta que o Coach veio na sua vida pra somar. “Eu percebi que só com a nutrição eu não estava tendo resultados satisfatórios, porque a pessoa faz dieta e de repente param na primeira dificuldade. Então era difícil dar alta. Porque existem em torno de 23 sabotadores e alguns deles vão fazer com que ela abandone o tratamento, por ‘n’ motivos. A pessoa geralmente faz várias dietas e começa, para, começa, para, porque a mente dela não está treinada. E o Coach vai treinar aquela mente para ela emagrecer e não vai engordar mais”, justificou.  

“O Coach troca o chip de gordo pelo chip de magro”


Consultas
Os interessados em se consultarem com a nutricionista e coach Flávia Matos Guerra podem entrar em contato através do telefone (32) 999127482. Consultas às segundas, quartas e sextas-feiras, de 08h00 às 12h00 e das 16h às 17h45, na Rua José Peres, nº 60, Ed. Secol, 3º andar, sala 306.

Fonte: Jornal O Vigilante



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS