Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Militares de Leopoldina são homenageados durante solenidade pelos 244 anos da PMMG

Da Redação - ovigilanteonline.com | Geral - 11/06/2019 - 18:05 | Atualizado: 13/06/2019 - 13:29

Dentre os agraciados da 4ª RPM o Tenente Getúlio recebeu a Medalha ‘Alferes Tiradentes’ e o Sargento Vieira a Medalha ‘Mérito Profissional’, ambos da 37ª Cia PM.


Os homenageados Sargento Vieira e Tenente Getúlio, ao lado do Coronel Giovani do Carmo Ramos – Comandante do 21º Batalhão de Ubá e Tenente Gilmar Seoldo – Comandante da 37ª Cia PM de Leopoldina.   

Uma Solenidade Militar em comemoração ao 244º aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais foi realizada na manhã desta terça-feira, 11 de junho, em Juiz de Fora, cidade sede da 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM). Durante o evento, no Ginásio Poliesportivo do 2º BPM, no Bairro Santa Terezinha, foram entregues as Medalhas “Mérito Profissional” e “Alferes Tiradentes” e o “Prêmio Excelência e Mérito”. 

Dois militares da 37ª Cia PM de Leopoldina foram agraciados durante a solenidade: o 1º Tenente Getúlio Carlos Rabelo e o 2º Sargento Sérgio Corrêa Vieira. 

Homenageado com a Medalha “Alferes Tiradentes”, o Tenente Getúlio (foto) é natural de Leopoldina. Possui o Curso de Formação de Soldados pelo 21º Batalhão de Polícia Militar (Ubá), Curso de Formação de Sargentos pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Segurança Pública pela Escola de Formação de Oficiais e Academia de Polícia Militar. Foi instrutor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no período de 2003 a 2013. Na atual 37ª Cia PM, é o responsável pelo 1º Pelotão, que engloba a região central de Leopoldina.

Homenageado com a Medalha “Mérito Profissional”, o Sargento Vieira é natural de Leopoldina. Possui o Curso de Formação de Soldados (2002) pelo 2º Batalhão de Polícia Militar (Juiz de Fora); Curso de Formação de Sargentos (2006) pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Belo Horizonte); formado em Técnica Policial, atuou como Instrutor na então 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina, atualmente 37ª Companhia, onde atua como 2º Sargento. 

O Comandante da 37ª Cia PM de Leopoldina, Tenente Seoldo, juntamente com os militares homenageados: Tenente Getúlio e Sargento Vieira.    

O evento contou com a presença do Comandante da 4ª RPM, Coronel PM Luciano Washington Vivas, além de representantes da 4ª RPM, dentre eles os comandantes de BPMs e Companhias Independentes sediadas em municípios da área jurisdicional da 4ª Região. Ao todo, 36 militares foram relacionados para serem agraciados com as honrarias nesta terça-feira. 

A Medalha “Alferes Tiradentes” objetiva distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca da paz social. Foi instituída pelo Decreto Estadual 29.774 de julho de 1989, e é outorgada durante as solenidades de aniversário da PMMG, que neste ano comemora em 2019 seus 244 anos.

A comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O valor e exemplo de acendrado amor deste herói à Pátria transcendem as fronteiras do tempo.

A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se ao fundo a figura do Alferes Tiradentes e uma vista panorâmica de Ouro Preto. Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, unidade da qual se originou nossa instituição.Acompanham a medalha, além do diploma, a passadeira e a roseta correspondentes.

A Medalha “Mérito Profissional” é uma comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais a policiais militares de todos os postos e graduações, como forma de reconhecimento institucional àqueles que têm dedicado suas vidas à vocação de servir e proteger. A comenda destina-se a galardoar atos de bravura ou ações meritórias praticadas por servidores da ativa, reserva ou reformados da Polícia Militar de Minas Gerais. A comenda é outorgada durante a semana de aniversário da PMMG, que neste ano comemora os seus 244 anos. A conduta funcional e particular do militar é fator preponderante para o êxito das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar. Essa Medalha é particularmente entregue a militares que se empenham, de maneira diferenciada para engrandecer, cada vez mais, o conceito da Instituição Policial Militar, perante a sociedade mineira. Acompanham a medalha, além do diploma, a passadeira e a roseta correspondentes.

Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS