Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Projeto desenvolvido por estudantes de Leopoldina participa de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 21 países

Por Marta Araujo | Geral - 22/10/2019 - 12:11 | Atualizado: 24/10/2019 - 11:12

Mostratec é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino infantil, fundamental, médio e técnico de todo o país.


Divulgação -  Jovens estudantes do CEFET-MG Campus Leopoldina durante a META 2019.
Seis alunos de Leopoldina e Prudente de Morais (MG) representam o seu estado na 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, com entrada franca.

O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, conta com representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento. 


Continua depois da publicidade




A aplicação da robótica na automação de diversas atividades inspirou os alunos Júlio César Valverde da Silva, Gabriel Casemiro Barbosa e Ágata Meireles Carvalho, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) de Leopoldina, na elaboração do projeto que consiste na utilização de um robô de pequeno porte para transportar cargas dentro de espaços limitados, percorrendo o menor caminho possível e atendendo todas as solicitações.

Gabriel Casemiro Barbosa ao lado do coorientador do projeto, professor Rafael José Fonseca de Sá.

Os alunos Rafael Silva Borba, Larissa Martins Espindola e Karla Janaína Luiza de Araújo, da Escola Estadual João Rodrigues da Silva de Prudente de Morais/MG, desenvolveram o uso do Protocolo PIA como proposta alternativa de prevenção de suicídio. São três as bases deste protocolo: (I) preparar a sociedade para reconhecer os sinais que antecedem o suicídio; (II) elaboração e desenvolvimento de um teste de autoajuda e (III) uma plataforma digital que engloba dados do projeto.

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia,  Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco. 
Mais informações em www.mostratec.com.br

Fonte: Marta Araujo | Conteúdos Jornalísticos




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS