Exposição 'Memórias em Cores', de Glória Barroso, começa nesta quarta em Leopoldina
Por Márcia Vaz | Cultura - 13/11/2019 - 09:24 | Atualizado: 13/11/2019 - 18:49
×
Publicidade
Obras ficam expostas até fevereiro no Centro Cultural Mauro de Almeira Pereira. A curadoria é da jornalista Márcia Vaz Barbosa.
Inaugura nessa quarta feira, dia 13 de novembro, no Centro Cultual Mauro de Almeida Pereira, em Leopoldina, a exposição "Memórias em Cores" da artista plástica e escritora, Glória Barroso. Expostas até fevereiro, as obras estarão à venda. A curadoria é de Márcia Vaz Barbosa.
Em dezembro, durante a exposição, será o lançamento do livro infantil "A história da BRUXA ESDRÚXULA e os meninos valentes", com foco no meio ambiente, e será adotado em algumas escolas de Leopoldina.
Continua depois da publicidade
Publicidade
No ano que vem será lançado em Cataguases, no Centro Cultural do Sicoob. Quem assina o prefácio do livro é Joaquim Branco. Gloria foi a ilustradora do seu último livro, são parceiros na arte.
O Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira está localizado à Rua João Lamarca, 44, em frente a Praça Félix Martins, no Centro de Leopoldina.
Simultaneamente, está acontecendo a exposição "Mecenas dos Anjos", de Luiz Raphael, no Hotel Minas Tower, em Leopoldina. A exposição acontece até dezembro de 2019, também com curadoria da jornalista Márcia Vaz. As obras de Luiz Raphael Domingues Rosa estão à venda no Minas Tower.
Glória Barroso nasceu em Leopoldina, na Fazenda Recreio. Desde criança mostrou gosto pelo desenho e pela literatura. Cursou a Escola de Belas Artes, na Universidade Nacional, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde teve aulas de pintura, modelagem, xilogravura, desenho de modelo vivo, história da arte, entre outras matérias.
Mais tarde, passou a dar aulas de Educação Artística na Escola Parque, no Ginásio Leopoldinense, na Escola Emílio Ramos Pinto - Anexo - e no Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF, enriquecendo sua formação com cursos na Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro - escola com visão moderna da arte na Educação - e Licenciatura em Pedagogia na Universidade Santa Marcelina, em Muriaé. Foi casada com Marcello Barroso Domingues, com quem teve 6 filhos.
Fez exposições na Usina Cultural de Leopoldina, em Cataguases, Muriaé, Manhuaçu, Juiz de Fora e Universidade Federal de Viçosa. Ganhou o 1º prêmio de poesia no Concurso Talentos da Maturidade, com o poema “Uma Mulher Como as Outras”. Publicou o livro de poemas “De Sombras e Claridades” pela Editora Sete Letras, além de poemas publicados em várias antologias.
É um dos membros fundadores da Academia Leopoldinense de Letras e Artes.
Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.