Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Projeto de sustentabilidade cria possibilidades para moradores de bairros em Leopoldina

O VIGILANTE ONLINE | Cidade - 13/11/2019 - 18:24 | Atualizado: 15/11/2019 - 09:28

Criado por servidoras do ESF Três Cruzes, trabalho vem mobilizando parceiros e usuários daquela Unidade de Saúde.


Divulgação
Sustentabilidade e Saúde Ambiental vem mudando paradigmas no processo de construção de uma consciência ecológica nos moradores dos bairros Três Cruzes, São Cristóvão e Fortaleza, através de um projeto desenvolvido por servidoras do Estratégia Saúde da Família (ESF) Três Cruzes


Continua depois da publicidade




Através do projeto SUStentabilidade, a equipe composta pelas servidoras Caroline Guedes, Madalena Machado, Amanda Melchiades, Flávia Augusto, Regina Rocha, Ines Medeiros, Grassiele Cordeiro, Sandra Santos, Lilian Goulart, Cíntia Mendes e Raquel Apolinário tem proporcionado novos hábitos aos moradores daqueles bairros atendidos pela ESF com o objetivo de proporcionar saúde de qualidade e resgatar em cada um dos usuários daquela Unidade de Saúde uma nova consciência ecológica. Pensando assim, com o apoio da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare), Copasa e Projeto Jacareacanga, o projeto tem tomado uma abrangência ainda maior, o que resultou em uma apresentação de oficinas de recicláveis, além de coleta de materiais e óleo de cozinha para fazer sabão. 


Conforme explicaram os organizadores do projeto ao jornal O Vigilante Online, o objetivo é incentivar os moradores a separar seus lixos de forma a colocar os recicláveis para que os parceiros coletores da Ascamare já o encontrem separados do lixo orgânico. "Isso gera economia pro município, desafogando o local onde a prefeitura descarta o lixo da cidade." Outro ponto destacado pelos servidores é o óleo de cozinha. "No bairro Três Cruzes temos por exemplo a Dona Sebastiana que transforma o óleo em sabão e a pessoa pode lavar o óleo usado e em troca ganha a sua barra de sabão." Eles também ressaltam o trabalho do morador Marco Aurélio que fabrica blocos de isopor revestidos com concreto.



O trabalho de abrangência segue a mesma área da ESF das Três Cruzes, mas a meta, segundo revelaram os membros daquele grupo, é que seja feita em toda a cidade. Antes disso, a população pode se cadastrar na Ascamare para que seja feita a coleta de recicláveis ou óleo usado, evitando assim qualquer tipo de desperdício. Atualmente, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis realiza a coleta todas as quartas-feiras no período da manhã nas Ruas Carlos Schettino, João Paulino Barbosa e Salvador Rodrigues. A equipe do ESF Três Cruzes já realizou mobilização no dia 16 de outubro no São Cristóvão, no dia 23 no bairro Três Cruzes, e nesta quarta o evento aconteceu à Rua Joaracy de Moura, no bairro Fortaleza, ocasião em que agradeceram a parceria da equipe sócio ambiental da Copasa através de Viviane Rezende e Fernando Samuel e da assistente social Camila e do engenheiro ambiental Lucas, do Projeto Jacareacanga, além do morador e colaborador Marco Aurélio.

O ESF Três Cruzes está localizado à Rua Carlos Schettino s/n, próximo ao CAPS. O telefone de contato é (32) 3441-9886.




Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS